A melhor bicicleta do mundo na minha opinião é a que mais agrada o seu dono, e também, a mais conservada e segura que se pode ter.
A exemplo de outros hobbies, como a radioescuta e radioamadorismo, vale a máxima de que o melhor rádio e a melhor antena são as que o usuário pode ter e que irão lhe proporcionar os meios necessários para as melhores captações.
Nem sempre o que é o mais caro é o melhor ou o mais seguro, pois também existe a questão subjetiva da adequação ao seu usuário.
Terminando a série de atualizações na bicicleta, as manetes de freio e cambio integrados agora pertencem ao grupo Acera/Altus.
A transmissão recebeu cassete Shimano CS-HG20 com relação de 12-32D e nova corrente HG53 compatível com o conjunto.
O selim foi repaginado para um modelo mais esportivo voltado principalmente a pedalar em longas distâncias.
Uma bicicleta que me surpreendeu quanto ao desempenho urbano é a TXED Avalon, vendida pela Biketech no Rio de Janeiro.
Algumas atualizações finais foram feitas, como a substituição da pedivela por um modelo Shimano Alivio e também do selim mais adequado a pedal de longa distância.
Outro componente importante e muitas vezes negligenciado são os cabos de freio, que preferencialmente devem ser de aço inoxidável e serem revistos a cada 6 meses, e se necessários substituídos e os conduítes avaliados quanto ao seu estado.
Todos os cabos foram substituidos e os conduites trocados para garantir melhor modulação nos freios e assim, ter mais segurança no pedal.
Com todos os componentes Shimano e demais peças de qualidade, a bicicleta está leve, extremamente manobrável e com excelente desempenho em subidas e atingindo velocidades da ordem de 35 km/h na reta sem muito esforço e com estabilidade.
Um componente fundamental para o sistema de tração da bicicleta é o movimento central, a peça que conecta os braços da pedivela e transmitem o torque do pedal a roda traseira, através da transmissão (coroas, corrente e pinhão).
Para um pedal eficiente essa peça é fundamental, e um componente de qualidade garante menor atrito e menor perda de potência na transferência do movimento dos pedais.
O componente recomendado é o selado, que utiliza rolamentos de lubrificação permanente, e por coerência na montagem da bicicleta, deve ser original da Shimano.
Agora, é colocar as bicicletas para rodar e aproveitar os benefícios do ciclismo urbano.