Tecnologia sobre duas rodas – Ciclismo também é um hobby

A indústria de precisão associada ao Ciclismo, representada pelos mais conhecidos e tradicionais fabricantes de produtos para esse mercado – Shimano, SRAM e Campagnolo – não param de desenvolver suas tecnologias.

A cada ano, acontecem saltos de evolução, desde o uso de materiais compostos e sofisticados, como cerâmica, fibra de carbono, titânio e outros, até a introdução da eletrônica embarcada nos sistemas de câmbio das bicicletas, nesse caso, bem representado pela japonesa Shimano.

Apesar de uma gama bem ampla de produtos estar a disposição do ciclista, também a variação de preços dos componentes é compatível com a qualidade proposta.

Porém, para um pedal agradável, confortável e de qualidade – principalmente seguro – decididamente não há necessidade de se recorrer a financiamentos bancários de longo prazo para se atingir os objetivos esperados.

Finalmente, terminei a atualização da minha antiga porém confiável bicicleta Two Hard, que para alguns que a conhecem, classificam suas linhas como “bizarras”, porém, o desempenho e a qualidade do quadro, e claro, o desenho digamos – “não convencional” – a tornam uma opção ainda muito interessante.

O fato é que a cada visita a bicicletarias ou a locais onde se encontram diversos ciclistas, é comum comentários e perguntas a respeito do quadro.

Shimano Drive Train - Cassete CS-HG20 7 velocidades

As últimas atualizações na bicicleta, foram a troca do conjunto de transmissão, pinhão e corrente, em substituição ao conjunto original, também Shimano.

O novo pinhão cassete da Shimano CS-HG20 também é de 7 velocidades, porém, sua relação de transmissão é mais voltada a subidas, devido ao numero de dentes maior do que a original.

Agora, a sequência de transmissão conta com o número de dentes respectivamente de 12-14-16-18-21-26-32 ao invés de 11-13-15-18-21-24-28 do cassete CS-HG30 original.

Com a relação de dentes maior do que a anterior e em especial, as últimas duas relações maiores, as subidas se tornarão mais fáceis, especialmente as de forte inclinação, o que certamente irá aumentar a mobilidade nos trajetos mais difíceis.

Shimano Drive Train - Chain HG-53

A corrente também foi trocada para acompanhar o sistema Hyperglide do conjunto, que conta com ressalvas no pinhão para tornar a mudança das marchas mais precisas e rápidas.

O sistema de transmissão composto pelo pinhão e pela corrente é projetado por computador e os materiais são usinados com precisão para possibilitar as trocas das relações de marcha de forma eficiente e segura.

Shimano Drive Train - Chain HG-53

Shimano Drive Train - Hyperglide

A Shimano é uma empresa japonesa, pioneira no desenvolvimento de produtos especificos para ciclismo, em todas as suas aplicações, desde categorias “Comfort” até profissionais para competições de Mountain Bike e velocidade.

Shimano Drive Train - Chain HG-53

O resultado prático, é que utilizando os componentes que mais se adequam na equação custo x benefício, podemos ter resultados extremamente positivos, sem a necessidade de recorrer a bicicletas prontas.

Como hobby, o ciclismo nos proporciona também a oportunidade de pesquisar sobre as tecnologias utilizadas, e compreender a complexidade mecânica envolvida, e testar os conjuntos de componentes mais adequados as nossas necessidades.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Ciclismo. Bookmark the permalink.