Bicicleta: Revisão e Manutenção Rigorosa dos Freios

Com o advento dos freios a disco para bicicleta, muitos ciclistas de bicicleta todo-o-terreno – BTT – ou MTB, Mountain Bike, optam por essa nova tecnologia.

Porém, um bom freio V-Brake é melhor do que um freio a disco deficiente.

Os freios, representam um componente fundamental para a segurança do ciclista, pois há de se concordar que em uma descida leve no asfalto onde se atinge uma velocidade de 50 km/h ficar com esse componente comprometido é na melhor das hipóteses um acidente com lesões graves.

Shimano V-Brake Alivio
Detalhe do freio V-Brake Shimano Alivio

O sistema de freios é composto pelas hastes, suportes, molas, cabos, conduites, manetes e pastilhas de freio (sapatas) que devem funcionar com precisão para que o ciclista possa modular o freio. Isto significa ter todas as condições técnicas de funcionamento sem travar as rodas mas com poder de frenagem para diminuir a velocidade em curto espaço e permitir o total controle da bicicleta.

Shimano V-Brake Alivio
Detalhe da montagem do freio V-Brake Shimano Alivio

Um detalhe importante, é que o melhor freio não é o que trata as rodas e sim o que aplica o maior poder de frenagem.

Shimano V-Brake Alivio
Foto do freio Shimano Alivio com destaque para as sapatas de freio de alta qualidade

Os freios V-Brake originalmente projetados pela Shimano do Japão, devem ser de ligas leves, que não se deformam e suportem altas pressões e dissipem temperatura.

Para trilhas leves e urbanas, os freios do grupo Shimano Alivio já estão muito bem dimensionados.

Shimano V-Brake Deore XT
Detalhe do freio V-Brake Shimano Deore XT do modelo de paralelogramo

Os freios do grupo Shimano Deore XT contam com um dispositivo especial que auxilia na manutenção do ajuste das sapatas de freio garantindo a manutenção da maior área de contato desta com o aro.

Shimano V-Brake Deore XT
Detalhe da montagem do freio Shimano Deore XT

A versão anterior do freio Deore XT apresentava o suporte auxiliar da sapata de freio em paralelogramo, e a versão nova mudou a geometria, mas manteve o mesmo principio do projeto.

Shimano V-Brake Deore XT
Sapatas de freio originais Shimano para freio V-Brake Deore XT e Alivio

Outro ponto de destaque no sistema de freios, é naturalmente a escolha da sapata de freio.

A Shimano projetou e fabrica diversos tipos de compostos, sendo que alguns especificos para pista seca, e outros especificos para uso em condições adversas como chuva e umidade por exemplo.

A substituição das sapatas de freio deve ocorrer normalmente uma vez por ano independente do desgaste existente, pois os raios solares emitem radiação ultravioleta que com o tempo deterioram os materiais e assim podem comprometer a frenagem em situações de uso intenso.

Revisar os freios deve ser obrigatório antes que qualquer pedalada para se evitar surpresas quando mais se precisa deles.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Ciclismo. Bookmark the permalink.