DRM – Rádio Digital Mundial (Digital Radio Mundiale)

Será que a tecnologia digital para o rádio de ondas curtas se tornará realidade ?

Muito se fala na viabilidade das transmissões digitais não só no popular AM (Ondas Medias) de forma a melhorar a qualidade do áudio e propor a revitalização desta mídia popular.

Também, para a radiodifusão internacional em ondas curtas, já existe pronta e implementada uma solução para levar qualidade de áudio FM para estas faixas de transmissão em longa distância.

Foi criado um consórcio chamado DRM, onde a Rádio Difusão Portuguesa internacional é uma das fundadoras, de forma a se desenvolver um novo sistema digital de transmissão de áudio, onde a qualidade da emissão seria aliada ao grande alcance das ondas curtas.

Tal sistema já está em operação – em reduzida escala naturalmente – porém, já dá sinais de amadurecimento em seu desenvolvimento. O que falta agora, é viabilizar comercialmente sua utilização em larga escala.

[photopress:logo_drm.gif,full,centered]

E os problemas são muitos.

A começar pelo alto preço dos receptores digitais que é a grande barreira de entrada desta tecnologia aos seus possíveis ouvintes. E do lado das grandes emissoras de radio difusão, o alto valor dos investimentos em transmissores e equipamentos digitais. E some-se tudo isso, ao pagamento de royalties para utilização dos algoritmos do sistema DRM.

Agora, observem alguns fatos importantes :

– um terço da população mundial ainda não tem acesso a energia elétrica;
– os novos receptores que utilizam a tecnologia digital são projetados para funcionar com fonte externa de alimentação (AC/DC);
– está se mantendo a tendência de se desativar não só as transmissões em ondas curtas mas também, eliminar as redações jornalísticas o que diminui o conteúdo disponível para se levar ao ar;
– as condições de recepção de sinais de rádio nos grandes centros urbanos está cada vez difícil devido as fontes de ruído elétrico introduzidas por novos dispositivos eletrônicos (computadores, fornos de microondas, TVs de plasma etc);
– com o mais recente colapso do capitalismo, o grau de investimento ao redor do mundo será reduzido drásticamente;

Ou seja, desenvolveu-se um sistema complexo onde muito investimento foi realizado baseado na premissa de prover mais conteúdo e alcance à radio difusão internacional, porém, as barreiras econômicas são fatores muito fortes e contrários a sua ampla disseminação.

Nem na Europa e no Japão onde o desenvolvimento tecnológico é mais avançado e a infra estrutura de seus países é mais elaborada, o DRM ainda foi plenamente implementado, ou seja, ainda não existem emissões regulares neste sistema em larga escala, apenas transmissões experimentais.

[photopress:UniWave_Di_Wave_DRM.jpg,full,centered]
Novo modelo de receptor de rádio Ondas Médias e Curtas digital – DRM

E ainda existem alguns agravantes na tecnologia, que criaram a falsa expectativa de melhoria nas condições de recepção do áudio, pois as ondas curtas em geral são sucetíveis ao fenômeno de fading (desvanecimento de sinal) onde durante a recepção, existem distorções no áudio que está sendo sintonizado, e o sistema DRM, naturalmente não conseguiu eliminar esta característica do rádio de ondas curtas, pois este efeito é adverso a qualquer forma de modulação do sinal.

Sendo assim, tudo indica que ainda teremos um longo caminho para a realidade plena do sistema DRM.



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.