SOL – o Astro Rei determina como se comportam as ondas de rádio

O que existe em comum entre o famoso sistema de navegação global – GPS – a telefonia celular, as comunicações por satélite e o nosso tradicional rádio, seja de Ondas Médias (AM) ou Ondas Curtas ?

Resposta : o SOL.

Em última instância, é o SOL que determina não só o que podemos fazer para nos comunicarmos através da rádio freqüência, como também pode causar danos as nossas usinas de geração de eletricidade. E considerando que nossa sociedade está fundamentada nas telecomunicações, isto por si só é um motivo especial para preocupações e grandes investimentos em pesquisa dos fenômenos solares por um grande número de países.

E se pensarmos que o nosso planeta Terra é um grande motor elétrico, pois é composto por um núcleo sólido de ferro e envolto por outras camadas liquidas e a crosta terrestre, e ainda, em movimento de rotação, podemos pensar na Terra sendo um grande indutor eletromagnético, que pode sofrer influências de outros corpos celestes, especialmente o SOL.

E no meio disto tudo, estão os seres humanos, que vivem em em ambiente de interação constante com diversas fontes de energias e forças ciclópicas em tênue equilíbrio, e só por isso, a compreensão destes fenômenos se torna capital, como podemos concordar.

O SOL funciona como uma gigantesca antena que irradia energia em uma ampla gama de freqüências, e esta energia interage com o planeta Terra formando assim um sistema extremamente complexo e intrinsicamente conectado.

O mais famoso fenômeno solar é o chamado ciclo solar que é de aproximadamente 11 anos. Durante este período, ocorrem na superfície do SOL manchas solares que atingem o número máximo durante o pico do ciclo solar, e chegam a desaparecer por completo dentro deste período.

[photopress:sunspot_cycle24.jpg,full,centered]
Foto do SOL e de manchas solares durante a transição do Ciclo 23 para o atual 24

Uma mancha solar é uma região onde ocorre uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, estando intimamente relacionadas ao seu campo magnético, cuja intensidade média é de 1 Gauss, chegando a milhares de Gauss próximo a elas. Quanto maior sua quantidade, maiores são as alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de rádio no planeta Terra.

As manchas podem surgir isoladas ou em grupos, sendo o campo magnético associado mais intenso no período conhecido como máximo do ciclo solar. O tamanho das manchas solares é bem variado, geralmente maiores que o nosso planeta. Elas são medidas em termos de milionésimos da área visível do Sol. Uma mancha é considerada grande quando mede entre 300 e 500 milionésimos do disco solar. A maior mancha solar já registrada foi em 1947, com quase 1/7 do disco solar.

Os chineses aparentemente foram os primeiros a observar este fenômeno, e desde o século XVII os ciclos solares tem sido observados e catalogados.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE : JAMAIS OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL SEM ESTAR EQUIPADO ADEQUADAMENTE.

Outros fenômenos como explosões solares afetam o nosso planeta, pois estes eventos formam o chamado vento solar que transporta matéria ejetada pelo SOL até a nossa atmosfera terrestre, e que dependendo da sua intensidade, pode destruir transformadores elétricos de usinas de eletricidade, assim como até retirar de órbita os satélites de comunicação.

Este fenômeno chamado de Ejeções de Massa Coronal (EMC) são bolhas gigantes de gás permeadas por campos magnéticos que são ejetadas do Sol por um período de várias horas. Caso estas ejeções atinjam a Terra, geralmente, causam uma série de distúrbios às comunicações de longa distância e navegação, além de danos a satélites e transformadores de eletricidade.

Portanto, é desejável que sejamos capazes de prever quando estas ejeções atingirão a Terra. Para tanto, é necessário um bom entendimento dos mecanismos causadores das ejeções e, principalmente, de como se dá a propagação das EMC e sua interação com o vento solar que permeia o meio interplanetário.

[photopress:ejecao_massa_coronal_magnetosfera.jpg,full,centered]
Ejeção de Massa do SOL atingindo a Magnetosfera do planeta Terra

Como conseqüência de todos esses eventos, basicamente, a energia solar carrega eletricamente nossa atmosfera, particularmente uma região denominada “Ionosfera”, que é a responsável por permitir a propagação ou a absorção das ondas de rádio ao longo de nosso planeta.

A ionosfera é composta por diversas camadas que são formadas ao longo do dia e da noite, e apresentam características muito específicas, e determinam por exemplo, por que durante o dia em Ondas Médias só ouvimos emissoras locais, ou sejam, bem próximas, e durante a noite, podemos ouvir com muita intensidade e clareza emissoras de outros estados e até de outros países.

É a ionosfera a responsável por absorver a energia do SOL, e por sua vez, se carregar eletricamente através do processo de ionização, e a partir desta série de fenômenos, determina o comportamento e alcance das ondas de rádio, conforme a estação do ano, a hora do dia, e a freqüência utilizada.

No nosso cotidiano, ao usarmos o telefone celular, que nada mais é do que um rádio transmissor e receptor, e que hoje é ítem básico em nossa sociedade, estamos sob a influência direta do SOL e de seus eventos que interagem com nosso planeta, notadamente a Ionosfera como já falei, e também com outra característica de nosso planeta denominada de Magnetosfera, que nos protege de radiações perigosas do SOL.

Dependendo do SOL, as condições de propagação das ondas de rádio é diretamente afetada, o que pode causar blackouts nas comunicações, aumento no chamado ruído atmosférico que interfere na qualidade das transmissões, e também, forte atenuação dos sinais, encurtando as distâncias utilizadas.

Assim, ao utilizar o seu hoje tão presente telefone celular ou o seu rádio no carro, lembre-se que é o Astro Rei que está determinando o que você está ouvindo.

[photopress:explosao_solar.gif,full,centered]
Vídeo do fenômeno solar de ejeção de massa demonstrando a grandeza do evento

Alguns institutos de pesquisa estudam os eventos solares e acompanham durante 24 horas os principais indicadores relacionados ao ambiente espacial, e através de uma série de índices históricos e de modelos matemáticos complexos, pode-se prever as condições de propagação das ondas de rádio, e através destas informações, as grandes emissoras internacionais de ondas curtas, realizam o planejamento de freqüências, horários e regiões a serem alcançadas.

Como exemplo básico, durante o mínimo solar que estamos presenciando, os sinais de alta freqüência como regra geral sofrem influencia negativa, como por exemplo acima de 15 MHz (faixa de 19 metros), e abaixo desta freqüência, há melhora no alcance dos sinais.

Obtenha mais informações a respeito na página http://www.sarmento.eng.br



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Telecomunicações. Bookmark the permalink.