Propagação Aberta para o Sul em Ondas Médias

A propagação das ondas ondas de rádio é em última instância determinada pelos fenômenos solares a sua interação com o nosso planeta Terra. Dependendo da frequência, tipo de antena, potência, estação do ano, hora do dia e inclusive e em especial das condições do ciclo solar, podemos ter grandes variações nas condições de recepção de sinais de rádio frequência.

No Rio de Janeiro, na orla marítima, existem épocas do ano que a propagação favorece a recepção de sinais transoceânicos durante o por do Sol. É possível sintonizar Arábia Saudita (1.512 kHz), Botswana (909 kHz) e outras com sinal regular, utilizando receptores de boa qualidade e antenas apropriadas, normalmente beverages ou antenas loop que apresentam a caracteristica de diretividade.

Após as 01:00, é possível a sintonia de emissoras da Europa, como France Info em 1.557 kHz, com sinal bem regular.

Porém, nos últimos meses, o predomínio de emissoras tem sido do cone sul, onde emissoras da Argentina, Paraguai e Uruguai ás vezes são recebidas muito bem no Rio de Janeiro.

Uma das emissões recorrentes a partir 03:00 UTC é uma emissora inglesa localizada nas Ilhas Falklands/Malvinas, na frequência de 530 kHz, que utiliza emissor de baixa potência. Com um receptor portátil de qualidade e uma antena loop é possível a captação com boa legibilidade.

O vídeo a seguir foi realizado em Maricá, Rio de Janeiro, as 03:00 UTC no dia 15 de Maio de 2010.


Radio FIRS Falklands, Falklands/Malvinas, 530 kHz retransmitindo o serviço mundial da BBC (BBC World Services) em inglês a partir de 03:00 UTC

PS: Observe o ruído de fundo gerado pela proximidade da câmara digital.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX. Bookmark the permalink.