Antena Loop de Quadro para Ondas Médias – Excelente ferramenta para DX

As antenas loop tem como característica principal suas dimensões reduzidas, em relação ao comprimento de onda o qual se deseja captar, e consequentemente, são portáteis e apresentam em particular grande diretividade.

Além do ganho do sinal que este tipo de antena confere, uma das principais propriedades é anular emissoras indesejadas – dependendo dos angulos da direção dos transmissores naturalmente – de forma a possibilitar a sintonia de outra emissora, na mesma frequência.

Para mais detalhes da construção de uma antena loop de quadro com bobina a ar e fio Litz, acesse:

http://www.sarmento.eng.br/Antenna_Loop_Air_Core_MW.htm

O vídeo a seguir foi realizado no Rio de Janeiro por volta das 23:00 UTC, sintonizando a frequência de 710 kHz onde transmite a Rádio Sucesso, e na mesma frequência, a Radio Diez, de Buenos Aires, Argentina.

Observe que mesmo a proximidade do transmissor da emissora local e sua grande potência, pode ter seus efeitos reduzidos e permitir que uma emissora distante 2000 Km e com potência reduzida, possa ser sintonizada.

A antena loop além de aumentar o ganho do sinal, ela atua também como uma atenuadora, em função da sua característica de construção e lóbulo de recepção – em formato de “8” – e assim, dependendo da qualidade da montagem da antena loop, sua diretividade é muito estreita, sendo necessários deslocar somente alguns milímetros em relação ao seu próprio eixo, para poder se captar outra emissora na mesma frequência.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX. Bookmark the permalink.