Ouça o idioma de Camões vindo do outro lado do Atlantico e receba um cartão QSL

A Rádio Difusão Portuguesa Internacional transmite para todo o planeta através das ondas curtas do rádio, e além de uma fonte de informações de extrema valia, oferece entretenimento, cultura e também a oportunidade de nos encontrarmos com a origem de nosso idioma.

A RDP é uma emissora estatal, integrada a RTP – Rádio Televisão Portuguesa – que está presente em diversas mídias, como satélite, emissoras de rádio FM e ondas curtas.

[photopress:topo_rdp.gif,full,centered]

Os sinais da RTP chegam muito bem aqui no Brasil, e podem ser captados com muita facilidade através de um rádio comum de ondas curtas. Pode-se enviar mensagens para a emissora de forma a proceder intercambio cultural ou simplesmente enviar um informe de recepção através do website da emissora, que este será recompensado com um bonito cartão QSL.

A sigla QSL é parte integrante do Código Q internacional de comunicações, utilizado em todo o mundo nas comunicações de rádio, não só em atividades governamentais, mas também de navegação aeronáutica, navegação maritima, radio amadorismo e todo o mais.

O código QSL significa confirmação, então, ao se inviar um Informe de Recepção a uma emissora, esta ao confirmar as informações enviadas, irá confirmar o informe, e normalmente responderá através de um cartão QSL.

Nas emissoras internacionais, como regra geral esta prática ocorre desde os primórdios da radio difusão, e além de auxiliar no desenvolvimento dos sistemas de transmissão ( equipamentos transmissores e sistemas de áudio e antenas ), possibilitava conhecer o alcançe das emissões e a qualidade da recepção pelos ouvintes.

Acompanhe a programação da Rádio Difusão Portuguesa Internacional transmitindo direto de Lisboa no idioma de Camões, e acesse a página na Internet com o formulário próprio para enviar o Informe de Recepção.

http://tv.rtp.pt/canais-radio/rdpi/rescuta.php?canal=5

Se desejar mais informações sobre como preencher o formulário de Informe de Recepção, acesse a página http://www.sarmento.eng.br que apresenta na seção “Guia de Navegação no Rádio” informações relevantes a prática da radioescuta descrevendo em particular como escrever o informe adequadamente.



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Apresentação. Bookmark the permalink.