Caça á emissoras internacionais em Ondas Médias na Praia de Jaconé, Rio de Janeiro

Um dos aspectos mais interessantes da atividade de se ouvir rádio, é e sempre será a união entre lazer, natureza e encontro com amigos. Imagine a cena em pleno verão carioca, com crianças brincando na areia da praia, surfistas pegando ondas, e nós, praticantes deste hobby da radioescuta pegando ondas também, só que de rádio frequência !

Em um local agradável, com relativa segurança, até porque os grandes centros urbanos estão sitiados por violências de todos os tipos, poder estender um fio, acoplar no rádio, e ao mesmo tempo que observamos a paisagem, o Sol, a Lua, o mar, enfim, podemos fazer experiencias com as ondas herzianas.

Eu e meu amigo Rocco Cotroneo, que é especialista em sintonizar emissoras de ondas médias transoceânicas, ou seja, de outros continentes, fomos a praia de Jaconé ao fim da tarde fazer algumas tentativas no sentido de observar como são as condições de sintoniza de sinais de rádio em ondas médias.

Lançamos dois fios bem esticados de 200 metros ao longo da areia, e dentro do carro, acoplamos as antenas nos receptores Eton E1 e Sony 2010.

No Sony 2010, que possui antena interna de ferrite para ondas médias, utilizei um acoplador indutivo montado pelo Waldemar Scaquetti, que não só transfere o sinal de ondas médias da antena longwire, como também atua como um pré-seletor para a frequência desejada, o que melhora muito as condições de recepção dos sinais.

Os resultados não foram animadores, em função de forte ruído elétrico, pois a rede de alta tensão estava próxima da areia da praia, e ao longo desta, o que tornou nossas antenas muito ruidosas, devido ao caminho paralelo que tivem que utilizar.

Algumas portadoras fortes, como em 1503 Khz, que seria Taiwan, porém, com áudio ilegível coberto pelo ruído elétrico. Afora algumas emissoras captadas do sul do Brasil e do Nordeste, não conseguimos registrar emissoras de outros continentes.

No horário compreendido entre o por do Sol e aproximadamente 45 minutos após, normalmente abre-se uma janela de propagação ionosférica, que permite a sintonia de emissoras transoceanicas com boa qualidade de sinal, porém, mesmo nesta janela, somente a mãe Natureza, ou melhor, um de seus filhos que é a propagação das ondas de rádio, é que pode determinar o que será captado.

De qualquer forma um passeio muito agradável pela orla do Rio, mais algumas lições aprendidas sobre a atividade da radioescuta e DX.

[photopress:Jacone20091101_Praia.jpg,thumb,centered]
Eu e o Rocco ao lodo do posto de escuta

[photopress:Jacone20091101_Rocco_E1.jpg,thumb,centered]
O Rocco dentro do carro realizando a sintonia de ondas médias

[photopress:Jacone20091101_Rocco_E1_Areia.jpg,thumb,centered]
Agora na areia da praia, próximo a água, buscando menor ruído elétrico

[photopress:Jacone20091101_Acoplador_RF.jpg,thumb,centered]
Transferidor de sinais de ondas médias, acoplado indutivamente ao receptor Sony, próximo a bobina interna de ferrite

[photopress:Jacone20091101_Acoplador_2010.jpg,thumb,centered]
Detalhe da antena de 200 metros de comprimento, conectada no transferidor de ondas medias, em utilização com o rádio Sony 2010

[photopress:Jacone20091101_Jacone_Norte.jpg,thumb,centered]
Vista da praia de Jaconé, tendo ao seu término a cidade de Saquarema

[photopress:Jacone20091101_Jacone_Sul.jpg,thumb,centered]
Vista do início da praia de Jaconé, em Ponta Negra, repare como se parece um gigante adormecido observando o mar à sua frente



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX. Bookmark the permalink.