China: Novo pólo de desenvolvimento de rádios para ondas curtas

A China avança cada vez mais no campo tecnológico, através de investimentos em universidades, oferecendo educação para a formação de nova geração de técnicos que se aplicam em diversas áreas de conhecimento.

Desde a engenharia civil, passando pelo desenvolvimento de sua indústria militar, até ao desenvolvimento de novos produtos para consumidores do mundo inteiro, neste caso, receptores de rádio, que normalmente cobrem desde Ondas Médias, até Frequência Modulada, passando pelas Ondas Curtas.

Alguns fabricantes chineses como a Degen e Tecsun, estão aperfeiçoando seus produtos, e pelo menos em quantidade de produção, já supera outros fabricantes japoneses e europeus, como a Sony do Japão por exemplo.

Receptor Degen DE-1103
Receptor Degen DE-1103 - projetado e fabricado pela Degen na China

Com grande capacidade de fabricação, incentivos fiscais à exportação e ao desenvolvimento de seus produtos, a China hoje é um importante fornecedor global de componentes eletrônicos e produtos prontos, frutos de desenvolvimento próprio.

Antes associado a produtos de terceira linha, encontrados em lojas de preços bem acessíveis, agora, os produtos chineses começam a atingir massa crítica não só em termos de capacidade, mas principalmente qualidade de seus projetos. E ao longo deste ciclo, começamos a observar melhorias no processo produtivo e no controle de qualidade de seus produtos.

Um exemplo disso, são das fábricas da Degen e Tecsun, que não só fabricam rádios para marcas de grife, como Éton e Grundig, mas também apresentam produtos próprios, que são adquiridos em exclusividade por outras marcas, como o caso do receptor Grundig G5, que é uma versão do Degen De-1103 e do Grundig G3, que foi desenvolvido pela Degen como o sucessor do DE-1103.

Receptor Grundig G5 Traveller
Receptor Grundig G5 Traveller - projetado e fabricado pela Degen na China e comercializado através da marca Grundig

Antes alvo de críticas pela falta de controle de qualidade de seus produtos, os fabricantes chineses investem em Qualidade, melhorando a confiabilidade dos receptores comercializados em todo mundo.

Sem querer entrar no mérito das políticas protecionistas brasileiras, nem nas questões relativas aos impostos extorsivos a qual os cidadãos brasileiros são submetidos, nem as dificuldades no processo de importação de produtos eletrônicos, devo ressaltar que os produtos chineses para rádios portáteis, não tem concorrência no mercado interno.

Assim, com preços acessíveis e qualidade crescente em seus rádios, as barreiras que existiam para a manutenção da base de ouvintes de rádio, estão sendo sistemáticamente derrubadas. Com a grande oferta de produtos em diversas faixas de preços e contando com grande variedade de modelos e facilidades, atende-se tanto ao ouvinte casual de emissoras de rádiodifusão, quanto ao radioecuta mais aficcionado.

A seguir, algumas fotos extraídas de um blog na China, mostrando a linha de produção da Tecsun, e a fase final do controle de qualidade. Podemos observar os equipamentos para calibração e medição utilizados no processo de fabricação e aferição dos produtos.

Tecsun

Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun
Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun

Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun
Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun

Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun
Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun

Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun
Linha de produção e controle de qualidade da Tecsun

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.