Antena RGP3: uma preciosidade portátil para sintonizar Ondas Médias

Uma opção extremamente acessível pelo que entrega, é a antena portátil magnética RGP3. Esta é uma antena loop baseada em um circuito LC, ou seja, uma bobina enrolada em bastões de ferrite e um capacitor variável onde se ajusta a frequência que se quer reforçar.

Esta antena deriva de um projeto antigo, e foi desenvolvida aqui no Brasil por Rene Passold, de Osasco em SP, por isso o nome “RGP3”, sendo “3” relativo a versão da antena.

Fiz algumas experiências com uma antena RGP3 e fico impressionado com sua qualidade de construção e eficiência para amplificar os sinais das emissoras de ondas médias. Desmontei uma antena RGP3 e fiz algumas alterações buscando compreender um pouco mais na prática sua operação e características.

Com um formato simples, porém muito bem acabada e fácil de usar, a RGP3 é um convite a ouvir emissoras de ondas médias, especialmente emissoras distantes.

A foto a seguir é uma das experiências que realizei, substituindo o capacitor variável, para ampliar a faixa de operação para 320 kHz aproximadamente, onde pode se captar emissoras utilitárias, chamadas de “beacons”, que são rádio-faróis dedicados a navegação aérea e maritima.

Antena Loop Magnética RGP3 para Ondas Médias
Teste com uma antena RGP3 para Ondas Médias

Esta antena é fabricada pelo DX Clube do Brasil e pode ser adquirida através da Lojinha do Radioescuta, http://www.amantesdoradio.com.br de forma confiável e com todo o suporte para sua utilização plena.

A seguir, um vídeo da operação da antena, que é uma pequena amostra de suas potencialidades.

Fácil de transportar e discreta para se utilizar, é uma opção para levar em qualquer lugar onde se queira pesquisar sinais de emissoras de ondas médias distantes, sendo que aqui no Brasil, mais especificamente na orla do Rio de Janeiro, ao fim da tarde é possivel captar emissoras de outros estados, como Bahia, além de São Paulo e Minas Gerais que são predominantes nesta faixa. Em um local com reduzido ruído elétrico, é possível sintonizar Argentina, Caribe e até emissoras transoceânicas, como França, Espanha e até Arábia Saudita.

Acoplado a um receptor de boa qualidade, basta aproximar a antena do rádio, paralelo ao lugar onde está a antena interna de ferrite, e sintonizar o capacitor variável com cuidado, até encontrar o ponto de recepção onde o sinal mais é mais forte.

Fica aqui a recomendação para aquisição desta antena, pois irá proporcionar boa garimpada nas ondas médias!

Sarmento Campos

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.