GLOBO DX – Clube Dx que fez História no Brasil

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por karl Leite – Rio Grande do Norte – Natal

Alô amigos! Quem vos fala é Karl Leite, desde a cidade do Natal, no Rio Grande do Norte! Hoje volto a participar do programa trazendo mais algumas informações sobre clubes de dexismo no Brasil, especialmente do antigo Globo DX, e suas atividades em diversas emissoras internacionais.

Este material tem pesquisa e redação do companheiro jornalista Célio Romais. Assim escreveu ele:

Semelhante ao que ocorre, nos dias atuais, com o DX Clube do Brasil, o antigo Globo DX foi um clube que fez história no cenário do dexismo e da radioescuta do Brasil. Para vocês terem idéia, o Globo DX foi o responsável pelo surgimento do programa Encontro DX, que varou décadas e permanece no ar, pela Rádio Aparecida. Quem teve a idéia de conversar com a emissora foi o fundador do Globo DX, Raimundo Leonardo Bezerra. Ele apresentou as primeiras edições. Mais adiante, passou o bastão para o companheiro Cassiano Macedo, que brilhantemente conduz o espaço até os dias atuais, todos os sábados, às 22 horas e 30 minutos, no tempo universal, pela Rádio Aparecida.

Mas a história da relação do Globo DX com os programas de emissoras internacionais, na década de 80, era constituída de outras ações.

O famoso programa O Mundo das Comunicações, irradiado pela Rádio Nederland, em português, tinha participações esporádicas do Raimundo Leonardo Bezerra.

Foi este programa, apresentado pelo Jacó Borenstein, que inaugurou a fase de boletins com informações enviadas pelos correspondentes. Um dos pioneiros foi o jornalista Roberto Levinstein, que residia em Madrid, Espanha. Ele gravava por telefone as informações do mundo das ondas curtas. O Raimundo, por sua vez, enviava as informações em fitas cassete, numa época em que jamais se imaginava que, um dia, poderíamos ter a facilidade da Internet e das gravações em MP3. Auspiciado pelo programa O Mundo das Comunicações, o jornalista Valter Aguiar chegou a publicar um pequeno manual de ondas curtas em português!

O Globo DX também colaborava com os programas em português da Rádio RSA – A Voz da África do Sul. Foi nesta redação que o dexismo brasileiro conheceu o jornalista Ricardo André, responsável por boa parte da divulgação do hobby, tanto na RSA – A Voz da África do Sul, como na Voz da América. O Ricardo André concedeu espaços para o jornalista Valter Aguiar, sócio do Globo DX e do DX Clube Paulista, hoje DX Clube do Brasil. O Valter, que era redator da coluna Panorama DX, do boletim Atividade DX, gravava, por telefone, informações para o programa Onda Curta, que a Voz da América levava ao ar, nas manhãs de sábado, na emissão para o Brasil.

E o que falar do boletim impresso do Globo DX? Era uma excelente publicação! O Globo contava com colaboradores de renome, como Valter Aguiar, Sérgio Partamian, Cláudio Rótolo de Moraes, Cassiano Macedo, Christinne Mancinelli, Juvenal Motta, Faustino Prado Moreira e Robert Veltmeijer, que foi um grande incentivador do dexismo no Brasil.

O Globo DX estimulava seus sócios a participarem da publicação, com artigos e idéias.

Também possuía uma vasta gama de produtos destinados aos iniciantes no dexismo, como diploma rádio-países, curso de monitoria e modelos de manuais de recepção em diversas línguas, até em indonésio! O Clube também fez memoráveis encontros de dexistas, juntamente com o DX Clube Paulista, que hoje, é o nosso DX Clube do Brasil.

Nestes encontros, participaram jornalistas e apresentadores de veículos como a Voz da América, Rádio Suécia, BBC de Londres, Rádio Havana, entre outras.

Bom, amigos, este foi um pequeno relato do trabalho que o antigo Globo DX fez em relação às emissoras internacionais. Esperamos que tenha sido do seu agrado.

De Natal, informou Karl Leite. Boas escutas a todos!

GLOBO DX - Clube Dx que fez História no Brasil
Acesse o áudio deste módulo : GLOBO DX – Clube Dx que fez História no Brasil



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Radioescuta. Bookmark the permalink.