Radio Nacional da Venezuela
A emissora estatal Venezuelana é a única a operar em ondas curtas com emissões internacionais no território da Venezuela. Na realidade, a Rádio Nacional da Venezuela utiliza transmissores em ondas curtas localizados na ilha de Cuba, devido as facilidades de seus parques transmissores e das relações estreitas com Fidel Castro.
Fidel Castro e Hugo Chaves em um encontro em Cuba
Utilizando a emissora estatal como porta voz do atual presidente Hugo Chaves, pode-se entender muito da atual situação política deste país e sua participação na geopolítica da região ouvindo a programação da Rádio Nacional da Venezuela em ondas curtas.
Os sinais costumam chegar muito fortes aqui no Brasil, em particular no Rio de Janeiro, e neste domingo (16-08-2009) em particular, durante a transmissão foi anunciado a inauguração de uma estação de geração de energia elétrica, e em estilo de programa de auditório, um discurso bastante interessante e que representa bem o estilo diplomático atual da Venezuela.
Durante a programação, foram feitas saudações ao atual embaixador brasileiro na Venezuela, e ressaltado os grandes laços de amizade com o Brasil. Além de citar brevemente a biografia do embaixador Antonio Simões que é natural de Pernambuco, fez referência ao excelente trabalho do consul venezuelano no Brasil.
Interessante que volta e meia, apesar da aproximação do presidente Lula com Hugo Chaves, surge alguma polêmica entre ambos, como foi o caso ocorrido em junho de 2007, quando Lula mandou chamar o embaixador venezuelano para explicar declarações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que disse que o Senado brasileiro agia “como um papagaio” do Congresso americano.
Acusação de participação dos EUA na crise do presidente deposto de Honduras em junho/2009
Este trecho extraído do programa de domingo, se refere a suposta participação dos EUA no episódio que culminou com a deposição do presidente eleito de Honduras e sua extradição à Costa Rica. Recheado de insinuações, reflete bem a relação de forma forma ambígua com os “imperialistas yankees” conforme citado diversas vezes na programação da Rádio Nacional da Venezuela.
Enaltecendo o presidente Barack Obama e citando os assassinatos de Abrahm Lincoln e Mather Luther King
Neste programa, o presidente americano Barack Obama foi muito elegiado, e sua cultura enaltecida, assim como suas ótimas intenções no exercício do cargo, porém, com um viés bem sensacionalista, ou na melhor das hipóteses, como teoria da conspiração, é dito que o Obama está sofrendo pressões em seu país, citando o episódio do questionamento de sua real nacionalidade, por cidadãos americanos, que levantam a possibilidade dele ter nascido no Kenia e assim, não poder ser presidente dos EUA.
Em seguida, talvez dentro do espirito de teoria da conspiração, cita os assassinatos de Abraham Lincoln e Mather Luther King, como um recado funesto para o atual presidente dos EUA.
Protesto contra as bases americanas na América Central – Yankees Go Home !
Neste áudio, podemos observar como a Venezuela protesta contra as bases americanas instaladas na América Central, com referências bem particular quanto a Guantânamo, onde é dito que ocorrem torturas e assassinatos, e dentro deste discurso, conclama-se “Yankees Go Home!” diversas vezes.
Emissões Internacionais
A programação é diária e dirigida para diversas regiões das Américas, sendo que na internet, além do idioma nativo da Venezuela, o noticiário também é publicado em idioma de Camões direcionado ao Brasil.
Sinal de que a Venezuela deseja manter laços estreitos com nosso país.
Esquema de emissões em Ondas Curtas da Rádio Nacional da Venezuela transmitindo desde Cuba