HCJB – A Voz dos Andes

Participação na programação da emissoa HCJB levada ao ar em ondas curtas para todo o mundo em 13 de abril de 2004, no espaço dedicado ao radioescuta e DXista

Acesse a página principal www.sarmento.eng.br para conhecer mais sobre a mais tradicional emissora internacional em ondas curtas:

Emissora HCJB Global A Voz dos Andes

Olá amigo ouvinte, meu nome é Sarmento Campos da cidade do Rio de Janeiro, e no programa de hoje, falaremos um pouco sobre algumas das atividades do DXCB, a qual faço parte, dentro do espirito de colaboração para a radioescutas, e principalmente, para a integração de pessoas de todo Brasil, e também, do mundo.

Fundado em 17 de outubro de 1981 sob o nome Dx Clube Paulista, o DXCB é o mais tradicional clube brasileiro. Para a realidade brasileira 22 anos de atividades são uma marca ímpar, ainda mais levando-se em conta que esta organização depende apenas das semestralidades pagas pelos associados e do trabalho voluntário de alguns membros.

Na época de sua fundação o dexismo brasileiro apresentava um futuro incerto. Graças a importante iniciativa dos jovens Samuel Cássio Martins Santos e Márcio Roberto Ferreira Bertoldi os dexistas brasileiros puderam novamente contar com um clube que se dedicava, de forma principal, a escuta de emissoras raras.

Passados muitos anos após esta época inicial o DXCB demonstra possuir grande vitalidade. Uma de suas mais novas atividades á a condução de um programa semanal na Radio Guarujá Paulista, da homônima cidade litorânea, no estado de São Paulo. O programa, uma contribuição cultural do proprietário da emissora, Orivaldo Rampazo, é coordenado por Sarmento Campos, que organiza uma equipe fixa composta por Célio Romais, Samuel Cássio e Carlos Felipe. Além deles participam outros dexistas com colaborações especiais: Adalberto Azevedo de Barbacena, Rogerio Kruger de Nova Prata, Caio Fernandes Lopes de Itajubá, Antonio Rosset de Salvador, Pedro Machado de Lorena, Karl Leite de Natal, entre outros dexistas.

Semanalmente este vibrante programa traz informações relativas ao mundo do radio. Não são passadas apenas captações dificeis, mas também informações culturais sobre diversos países e suas emissoras de rádio. Sem dúvida esse programa é uma ótima pedida e tem tudo para se tornar uma escuta obrigatória para todo o dexista avido por informações.

Além dessa atividade o DXCB mantém várias listas de discussão na Internet. Para quem não conhece listas de discussão são grupos fechados, onde os participantes trocam por email informações relativas a um tema especifico. A lista de discussão Radioescutas é uma das listas de discussão coordenadas pelo DXCB. Nela os participantes trocam opiniões variadas sobre o rádio. Há ainda fóruns especificos para dexismo em FM, ondas médias, receptores, dexismo utilitário, escuta de radioamadores… enfim, são centenas de mensagens semanais que circulam de forma organizada, pois estas lista de discussão são moderadas. Temas que fogem ao contexto do hobby do dexismo não são permitidos. Não há brigas. Éum ambiente sadio e divertido.

Uma das principais atividades do DXCB na internet é o @tividade DX eletronico. O boletim é metido gratuitamente por email do DXCB. Semanalmente os assinantes deste boletim recebem de forma organizada um resumo das principais notíias da semana. Samuel Cassio coordena esta atividade contando com uma dedicada equipe, que coleta e organiza as mais ineteressantes notíias que circularam pela internet na semana anterior. Nela você poderá encontrar a verssão impressa das noticias geradas por Celio Romais graças a sua ampla rede de contatos. No seu estilo cultural-informativo Celio mantém os assinantes informados sobre temas variados, como programas e captações interessantes realizadas por ele e por outros dexistas brasileiros.

Coordenada por Caio Fernandes Lopes e pelo dexista italiano Rocco Cotroneo a lista de emissoras de ondas médias é uma publicação gratuita do DXCB. Trata-se de uma lista atualizada periodicamente, onde estão as frequências de todas emissoras de ondas médias de nosso país. Coletando material em diversas publicações e também recebendo colaborações diretamente de dexistas e das próprias emissoras a Lista de Emissoras Brasileiras de Ondas Medias é um exemplo vivo da crescente organização do dexista brasileiro. Temos um material de excelente nível, comparável ao de publicações que são vendidas no exterior. Para conseguir uma cópia desta lista basta acessar o site do DXCB e baixá-la em poucos minutos. Após isso voce terá em seu computador, de forma gratuita, um excelente material. Quem desejar adquirir uma cópia impressa pode entrar em contato com o DXCB. O endereço é: DXCB, Caixa Postal 247, Itajubá-MG, CEP 37500-970.

A principal atividade do DXCB é o seu boletim impresso. Editado mensalmente desde 1987 o Atividade DX é a mais importante publicação nacional voltada para os amantes das condas curtas. De fácil leitura, rico em informações técnicas e práticas o Atividade DX é impresso com excelente qualidade. Suas 28 páginas mensais são uma leitura indispensável para todos aqueles que gostam de ter um material atual de consulta para ficar ao lado do Rádio.

Um dos fatores mais interessantes que leva muitas pessoas a receberem o o Atividade DX é o fato dele ser um ponto de encontro de dexistas. Muitas amizades já foram feitas através desta publicação. Lhe convidamos para conhecer este magnífico trabalho. Basta escrever para o programa Amigos do Radio e lhe enviaremos uma cópia.

Fica aqui um agradecimento especial a todos aqueles que fazem o DXCB um clube atuante que representa de forma exemplar o dexismo brasileiro. E um abraço especial aos nossos ouvintes, que são a nossa principal motivação para estar aqui compartilhando este momento com voces, através das ondas curtas do rádio.

Participação na programação da HCJB A Voz dos Andes - 13 de Abril de 2004

Esquema de emissões em ondas curtas atual

Emissões em Ondas Curtas - HCJB Global A Voz dos Andes


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.