O papel do rádio de ondas curtas no mundo atual

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

Amigos da Rádio Guarujá Paulista, estamos iniciando mais um programa semanal dedicado às ondas curtas do radio, e isto, graças ao pioneirismo e visão da sua Guarujá Paulista.

Hoje iremos falar um pouco sobre o papel das ondas curtas no mundo atual. Apesar dos movimentos recentes de alguns países de desativas suas emissões internacionais em ondas curtas, observamos que o radio continua firme no seu papel de levar noticias e cultura a todo mundo.

As recentes ondas neoliberais de globalização, levaram alguns países a encerrar tradicionais emissões em ondas curtas de suas emissoras ditas governamentais.

O grande acontecimento, negativo podemos afirmar, ocorrido no ano de 2001 no mundo das ondas curtas, foi o encerramento das transmissões em inglês do BBC World Service direcionadas para os EUA e Austrália.

O que poderia significar o fim das transmissões em ondas curtas pela BBC, na realidade é negado pelo próprio chefe de Relações de Imprensa Mike Gardner que assegura que não é o caso : “Nós reconhecemos que as ondas curtas serão o principal meio de obtenção de audiência para nossos serviços por um considerável período de tempo. Nós estamos cientes de que as ondas curtas continuarão a ser o sistema dominante de entrega de informações através dos quais a maioria de nossos 153 milhões de ouvintes acessam o Serviço Mundial ao redor do globo.”

Quando ocorreu o anúncio de que as transmissões para os Eua e Austrália seriam encerradas, uma avalanche de ouvintes irados começou a reclamar diretamente a Embaixada Britânica e aos postos diplomáticos nos Eua, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e também diretamente ao Parlamento Britânico.

Uma coalizão internacional denominada “Coalition to Save the BBC World Service” foi imediatamente formada para coordenar e liderar um movimento que demandava a reconsideração da decisão pela BBC. Um site na Internet foi criado para concentrar estes esforços e divulgar algumas importantes teses de defesa das Ondas Curtas.

Porém, como contrapartida observamos que alguns países reativaram suas emissões, especialmente em nosso idioma, como ocorreu recentemente com a Radio Canadá Internacional que iniciou programação em português nas ondas curtas.

No período bem recente de nossa historia que foi denominado de guerra fria, onde os Estados Unidos polarizaram ideologicamente com a ex União Soviética, as ondas curtas eram de fato o principal meio de comunicação internacional.

A Rádio Voz da América e a Rádio Central de Moscou simbolizavam este período recente, onde emitiam as opiniões oficiais de cada lado da questão.

A Rádio Voz da América encerrou suas transmissões em português, pois segundo comunicado oficial, já havia no nosso país ampla divulgação de informações relacionadas aos Estados Unidos, o que dispensaria as emissões em ondas curtas. Apesar desta explicação ser muito ambígua, não é nenhuma novidade dentro da nossa realidade atual, o que reforça cada vez mais a necessidade de estarmos sintonizando as ondas curtas a procura de outras opiniões e versões dos fatos históricos e atuais em nosso mundo cada vez mais conturbado.

Por outro lado, até os dias de hoje, a agora Rádio Voz da Rússia, ex-Rádio Central de Moscou, continua a transmitir para o Brasil, trazendo não só noticias atuais sobre o que acontece na Rússia e na região da Ásia Central, como também expressa o ponto de vista de seu governo quanto às questões relevantes que ocorrem no mundo.

E claro que a importância das ondas curtas não se restringe aos aspectos geopolíticos, porém, diversão e cultura ainda é um ponto de extrema relevância na radio difusão internacional.

Podemos citar como exemplos claros de intercambio cultural entre os povos, a Radio Internacional da China e a Rádio Difusão Portuguesa Internacional. As emissoras se propõem a ser pontes de troca de cultura e estreitamento de laços de amizade entre os povos, prática esta tão salutar e importante para o desenvolvimento de uma paz duradoura entre nações, e a prosperidade sustentada para o mundo, tão necessário e mais urgente do que nunca.

E nas emissões regionais, a Radio Guarujá Paulista mostra toda a força ao investir nas ondas curtas, levando para os outros estados do Brasil, informação, cultura, entretenimento, acontecimentos esportivos e acontecimentos na baixada Santista, permitindo tornar a região mais conhecida no Brasil. Ao levar a sua programação através das ondas curtas, os ouvintes passam a conhecer melhor a região e seus atrativos turísticos, promovendo assim, importante auxilio ao desenvolvimento da cidade Guarujá.

Como vimos, as ondas curtas continuarão a ser um importante meio de comunicação, e uma peça chave nesta engrenagem, é exatamente você ouvinte das emissoras regionais e internacionais. É a sua participação, através de cartas, emails e telefonemas, que fornecem o subsidio para a continuidade desta diversidade cultural.

E para completar este cenário, inserimos a participação dos clubes de radioescutas e dxistas, que vem somar e muito na organização dos afiliados em atividades em prol da divulgação das ondas curtas, da prática de se sintonizar emissoras desconhecidas e distantes, de onde vem a sigla DX, e da mobilização para a continuidade deste importante meio de comunicação.

Você tem acompanhado através de nosso programa, as ações do DX Clube do Brasil para a manutenção das emissões da Rádio Romênia e recentemente, da Rádio Eslováquia, o que mostra a importância da força de um grupo organizado em torno de um ideal.

Para conhecer mais um pouco sobre o DX Clube do Brasil, acesse http://www.dxclubedobrasil.com

Era isto por hoje, continue na sintonia que tem muito mais informação para você, que está na escuta da Radio Guarujá Paulista.

Conheça as Ondas Curtas - o papel das ondas curtas no mundo atual
Acesse o áudio deste módulo : Conheça as Ondas Curtas – o papel das ondas curtas no mundo atual



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Radioescuta. Bookmark the permalink.