O verdadeiro inventor do rádio como conhecemos hoje não foi Marconi

CENTENÀRIO DA RÁDIO TELEFONIA

Mesmo sendo o nome de Marconi geralmente associado com a primeira transmissão de sinais de rádio em longa distância, sua primeira e as subsequentes transmissões todas foram realizadas usando Código Morse.

A estes eventos se denominou de rádio-telegrafia.

Não muitos se recordarm, ou sequer conhecem melhor dizendo, o inventor canadense Reginald Fessendem que foi o pioneiro em transmissões de rádio, ou rádio telefonia, onde a voz era transmitida diretamente, e não por Código Morse ou “dados”.

Reginald Fessendem
Reginald Fessendem o inventor da rádio-telefonia

Reginald Aubrey Fessenden nasceu em Quebec, Canada em 6 de outurbo de 1866. Ele alcançou fama como um pioneiro em tecnologias de rádio e como um prolifico inventor e físico. Ele é reconhecido como o originador do princípio da onda contínuo em transmissão sem fio, e como o inventor do sistema de recepção heterodino, utilizado até hoje nos rádios.

Entre algumas de suas mais conhecidas invenções em outros campos é o sonar (o sensor de profundidade usado em navios), o compasso sem fio, e diversos dispositivos de sinalização submarina.

Em sua carreira, ele foi premiado com muitas honras incluindo a medalha de honra do Institue of Radio Engineers, a medalha John Soctt pelo Advisory Committee da Cidade da Filadélfia pela sua invenção da telefonia e telegrafia por onda contínua; e a Scientific American Medal por suas invenções promovendo a segurança no mar.

A primeira transmissão de rádio foi feita por Fessenden a partir de Brant Rock próximo a Massachusetts, Boston, quando ele transmitiu vozes humanas para diversos navios no mar que pertenciam a companhia United Fruit Company.

Ele a seguir fez uma transmissão de uma gravação da música “Largo” de Handel, reproduzida por um Ediphone (*).

A data era 24 de dezembro de 1906 as 21:00 horas do leste dos Estados Unidos. Os operadores de rádio dos navios disseram ficar shocados em ouvir voz humana emanada por equipamentos utilizados para receber Código Morse.

Naquele tempo poucas pessoas acreditavam que as transmissões de vozes e outros sons era possível, É inclusive contado que quando Fessenden perguntou a Thomas Edison sua opinião a respeito da matéria, este replicou :

“Fezzie, o que voce diz são chances do homem pular em cima da Lua? Eu acho que um se parece com o outro!”

Gerador utilizado para a primeira transmissão de rádio
Gerador utilizado para a primeira transmissão de rádio

Fessenden foi então provar para ele que estava errado, e a tecnologia da transmissão de rádio foi desenvolvida a partir deste momento.

Mas devido a falta de visão de negócios, e uma inabilidade de se auto promover, Fessenden perdeu o controle de suas patentes. Os royalties resultantes da rádio-telefonia fizeram alguns outros personagens (como Marconi) e companhias privadas muito ricos neste campo.

Não apenas foi Fessenden o primeiro a demonstrar com sucesso a rádio-telefonia, mas ele também inventão o compasso elétrico e chegou a demonstrar um sistema bem incipiente de televisão em 1919.

As frequencias usadas para as transmissões iniciais foram na faixa de LF (Low Frequency), abaixo de 200 kHz.

Alguns feitos em Brant Rock:

    Torre completa em dezembro de 1905;
    Transmissão de duas vias entre a Escócia;
    Primeira transmissão pública de voz no Natal de 1906 e Ano Novo de 1907;
    Demonstrações entre Brant Rock e Plymouth – ouvido tão longe como a Baia de Guantánamo em Cuba, voz ouvida na Escócia;
    Moradores se lembram do dia que a torre foi desmontada em 1917;

Laboratório de Reginald Fessendem
Laboratório de Reginald Fessendem

Ediphone

A marca Dictaphone foi registrada em 1907 pela Graphophone Company fundada por Alexander Graham Bell e Charles Sumner Tainter em 1888 que comercializou as primeiras máquinas de gravação de voz (denominadas de máquinas de ditados). Thomas Edison começou a vender fonógrafos cilindricos para gravação de voz para uso em escritórios em 1905, e apresentou o Ediphone em 1916. Mais informações sobre este precursor dos gramofones e discos de vinil em : http://www.recording-history.org/HTML/dicta_tech1.php



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Telecomunicações. Bookmark the permalink.