A BBC de Londres foi uma das primeiras emissoras internacionais a interromper suas emissões diárias em inglês para os Estados Unidos e Austrália no início de 2001, alegando que com o advento da Internet e sua penetração cada vez maior em seus potenciais ouvintes, não justificaria mais despesas com transmissões em rádio de ondas curtas para estes países especificamente.
O fato é que apesar de protestos de ouvintes da BBC, a emissora cortou as emissões para os EUA, porém, ainda emite em inglês o seu BBC World Service, em diversos parques emissores e em diversos horários. A Voz da América também diminuiu expressivamente suas emissões em inglês, assim como eliminou a programação em Português para o Brasil entre entros serviços.
E desde então, diversos governos cortaram substancialmente suas transmissões internacionais em ondas curtas, e atualmente, podemos observar que ainda existem emissões em inglês direcionadas para as Américas, sendo algumas relacionadas a seguir, e que eventualmente podem ser captadas no Brasil.
Movimento criado em 2001 para manter as emissões da BBC para as Américas