Rádio Vaticano – A Voz do Papa
A HISTÓRIA
Para falar do nascimento da Rádio Vaticano e do décimo segundo dia de fevereiro de 1931, seria muito simples. Entretanto, é mais difícil emoldurar o ambiente, a atmosfera, e o senso de agitação que permeava aquela ocasião. Guglielmo Marconi, o grande cientista que por anos foi celebrado nos jornais do mundo então, abordou o dia 12 de fevereiro com temeridade; de fato ele estava quase tremendo quando percebeu o tamanho do desafio recebido do Supremo Pontífice.
Ante a chegada da Sua Santidade Papa Pio XI, Marconi beijou o anel do Sucessor de Pedro. O Papa Pio se inclinou paternalmente, sorriu, e colocou sua mão sobre o ombro de Marconi de uma forma similar a um abraço. Poder-se-ia continuar a explicar os momentos iniciais da Rádio Vaticano nesta maneira, mas o momento é melhor transportado através das palavras exatas que os presentes naquele dia esplêndido há sessenta e cinco anos atrás no Monte Vaticano.
Em 12 de fevereiro de 1931, o Marquês Marconi pronunciou estas palavras históricas: Eu tenho a mais alta honra de anunciar que em uma mera questão de segundo o Supremo Pontífice, Papa Pio XI, irá inaugurar a Rádio Estação do Estado da Cidade do Vaticano. As ondas elétricas do rádio irão transportar para todo o mundo estas palavras de paz e benção.
Esta foi a forma que o cientista de renome internacional Guglielmo Marconi anunciou o nascimento da Rádio Vaticano. Ele então continuou: Com a ajuda do Deus Altíssimo, que permite que muitas forças misteriosas da natureza sejam usadas pelo homem, eu estou preparando este instrumento o qual irá concordância à Fé da consolação de todo o mundo de ouvir a voz do Santo Padre. O trabalho que Sua Santidade designou confiar em mim, eu, hoje retorno ao senhor, Santo Padre, para permitir ao mundo inteiro ouvir suas augustas palavras.
Um repórter na hora desta transmissão escreveu, Neste momento, o mundo inteiro aguarda … O Vigário de Cristo, através dos meios deste novo inefável instrumento, e com uma voz ouvida muito claramente, inicia a falar. São exatamente 4:49 da tarde aos 12 de fevereiro de 1931.
O texto rico da primeira mensagem de rádio foi escrito em Latim pelo próprio Pio XI. O Papa imbuiu em sua mensagem passagens das Sagradas Escrituras que enfatizaram a universalidade da mensagem evangélica. Pio XI concluiu a primeira linha do discurso desta maneira, Ouçam, Ó Céus, ao qual eu vos digo; ouçam, ó Terra, ouçam as palavras que vêm da minha boca .. Ouçam e escutem, ó pessoas de terras distantes! Ele continuou, falando na voz do profeta do Velho Testamente, À Cidade e ao Mundo! Agora, nós nos tornamos ao reporte do evento e a estória que a precedeu.
Pio XI, nascido Achilles Ratti em 1857, em Desio, próximo a Milão. Ele ascendeu ao Pontificado em 6 de fevereiro de 1922. O tema deste pontificado foi condensado em “motto Pax Christi in regno Christ”, o que significa a Paz de Cristo dentro do Reino de Cristo. Próximo ao coração deste Papa estava a evangelização da Fé nas terras missionárias. Também, ele exibiu grande abertura e entusiasmo a expansão do campo da pesquisa científica. O mote evangélico permite que eu o que eu falo seja brandido desde os telhados – o que vocês escutam na escuridão, falem durante a luz do dia. A invenção do rádio finalmente atualizou esta passagem dos Evangelhos. A concepção, os planos, e a utilização da estação de rádio difusão que iria transportar a voz do Papa a uma audiência global foi o resultado de muitos anos de pesquisa e planejamento.
Os Primeiros Planos para uma Estação Sem Fio na Cidade do Vaticano
No início de 1924, o Diretor Geral de Comunicações para a Cidade do Vaticano, o Padre Jesuíta Giuseppe Gianfraneschi, estava em processo de desenha os planos para o estabelecimento de uma estação sem fio no Vaticano. Uma carta escrita por Guanfranschi datada de 25 de julho de 1925 fala a respeito de estabelecer tal estação de transmissão.
Dois anos após Padre Gianfranceschi contatou o cientista italiano Guglielmo Marconi para levar a frente os planos iniciais e reuniões para a realização deste projeto do Papa. Marconi demonstrou tanto entusiasmo por este projeto e ofereceu sua completa disponibilidade ao Pontífice. Adicionalmente, ele declarou que iria desempenhar o serviço para à Igreja sem cobrar. Dois anos mais se passaram antes do serviço começar. Atualmente, foi o sinal do Tratado de Lateran em 1929 que levantou o início do trabalho na estação de transmissão nos Jardins do Vaticano. Apenas quatro dias após a assinatura do Tratado de Lateran, Marconi recebeu oficialmente a permissão para iniciar a construção deste projeto para o Estado da Cidade do Vaticano.
O trabalhou começou imediatamente. O Cardeal Confalonieri, o então Secretário Pessoal do Papa, descreveu a instalação deste trabalho no Vaticano, O grande inventor me acompanhou para a primeira inspeção. A modéstia do Sr. Marconi foi tanto impressionante como edificante. È realmente verdade que o gênio não necessita de exposição; são pequenos homens que desenham atenção para si e colocam no ar … o processo de instalação do centro de transmissão foi feito rápido e de forma eficiente.
Durante o curso da construção, Pio XI pessoalmente acompanhou Marconi através de cada passo e detalhe. A data de 21 de setembro de 1930 foi cuidadosamente selecionada. O Padre Jesuíta Giuseppe Gianfranceschi, cientista, Reitor da prestigiosa Universidade Pontifica Gregoriana, Presidente da Academia de Ciência Pontifica, e companheiro de Umberto Nobile na expedição ao Pólo Norte (1929) foi honrado a se tornar o primeiro Diretor Geral da Rádio Vaticano. O documento da indicação do primeiro Diretor Geral, levando a assinatura do Papa, começa desta maneira:
Filho devoto, Nós temos pensado que este é o momento oportuno para proceder com a escolha da pessoa a quem Nós confiamos inteiramente, aquele que possui a completa competência e diligência para assumir a direção deste delicado e importante serviço. Nossa escolha é dada ao Senhor, Ó Amado Filho … Entretanto, com Nossa Carta de Nominação, Nós nominamos o senhor Diretor da Rádio Estação da Cidade do Vaticano, completamente certo que sob sua direção nos proverá com aqueles benefícios que nos inspirou a construí-la.
Outros especialistas altamente qualificados contribuíram para a instalação da Rádio Vaticano. O engenheiro belga J. Baptise Mathieu, Isted e Jackson da Companhia Marconi Wireless, e os engenheiros italianos Santamaría e Espósito assistiram Marconi e o Padre Gianfranceshi em seus esforços para completar o projeto em tempo recorde. Em menos de dois anos este time dedicado assistiu ao término da Rádio Vaticano.
Inauguração da Rádio Vaticano
No dia da inauguração da Rádio Vaticano um grande número de repórteres e fotógrafos do “Paramount News” dos Estados Unidos esteve presente. Eles adquiriram equipamento de mais alta qualidade para registrar o evento. As câmeras, mesmo sendo portáteis, fotografaram pela primeira vez na história do cinema imagens externas com trilha sonora ao vivo. A filmagem do evento, o qual está conservada nos arquivos da Rádio Vaticano, é um testemunho insubstituível do evento na história da Igreja e das telecomunicações.
É um dia frio e limpo, com uma leve brisa vindo das montanhas ao norte .. ás exatamente 3:00 da tarde um ajudante do Papa ordena a evacuação das instalações. Duas faixas Papais suspensas de cada lado do prédio flutuam ao vento. Dentro tudo está preparado e pronto para a primeira transmissão. Os transmissores foram testados pela ultima vez. Ás 3:30 da tarde chega o Marquês Marconi; o ilustre inventor se dirige diretamente ao Estúdio Amplificação, posiciona os fones de ouvido em sua cabeça, e inicia a conversação transcontinental. A voz chega claramente em Nova York, Melbourne, e Quebec. Padre Gianfranceschi trabalha com sua usual concentração na preparação dos arranjos finais para a transmissão do Papa. Mesmo sitiado com tantas perguntas ele responde com seu sorriso e educação característica. Suas maneiras servem para reduzir a comoção e nervosismo do dia. Após diversos momentos os equipamentos são desligados e serão reativados apenas após a chegada do Pontífice.
Agora, a estação está imersa em um profundo silencio: os maquinários potentes aguardam em silencio; as lâmpadas do painel de controle estão apagadas; o mundo inteiro aguarda nervosamente. Em apenas alguns momentos a centelha será lançada a qual irá enviar o sinal ao mundo inteiro. Este será o momento milagroso que irá prover a glória a Deus e a Sua Igreja.
Agora são 4:20 da tarde. As trombetas anunciam a chegada do Sagrado Padre. Ele chega no automóvel, e toma o caminho da Rádio Estação Transmissora. Conforme o Papa se move através do pequeno trajeto, todos os presentes reverenciam o Sucessor de Pedro. Na entrada do prédio, o Padre Gianfranceshi e Guglielmo Marconi se levantam para saldar Pio XL. O Papa é então acompanhado a Sala do Gerador onde, de forma segura e definida, ele move os controles os quais ativam a alimentação. Primeiro um zumbido é ouvido, então o som da vibração poderosa dos motores tomam conta da sala. Sua Santidade prossegue com outras manobras que irão completar a abertura dos circuitos necessários ao início da transmissão. Agora tudo está pronto; o Papa completou as operações necessárias para a primeira transmissão da Rádio Vaticano.
O primeiro sinal a ser enviado está em código Morse. O técnico digita as palavras, In nomine Domini, Amen, que significa Em Nome do Senhor, Amém ! Neste exato momento estações de rádio, navios, e qualquer ou que possuía o equipamento para receber os sinais ouviria estas bendições e convites. Após uma breve introdução do Papa por Marconi, Pio XI toma o microfone e inaugura a primeira mensagem de rádio de alcance global jamais enviada por um Papa.
Rádio Vaticano Hoje
Em 1996 a Rádio Vaticano pode enviar programas para todo o mundo em base diária. Os programas são oferecidos em 34 idiomas, e são emitidos do Vaticano em ondas curtas, ondas médias, FM e via satélite. A Ordem Jesuíta tem sido a responsável pelo gerenciamento da Rádio Vaticano desde sua principio em 1931. Continuando com o espírito de trabalho diligente e profissionalismo do Padre Gianfranceschi, o Padre Federico Lombardi é o atual diretor geral. Os empregados da Rádio Vaticano representam 60 nações ao redor do mundo.
Como era em 1931, assim o é em 1996: a Rádio Vaticano transmite a voz do Sucessor de Pedro para a Cidade e para o Mundo.
Nós o convidamos a Ouvir pelo Amor de Deus!
Emissões em Ondas Curtas para o Continente Americano