Tempo Universal Coordenado – UTC

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Rudolf Walter Grimm

Boa noite prezado ouvinte, sou Sarmento Campos e falo do escritório do DX Clube do Brasil no Rio do Janeiro, e lhe trago a já tradicional mensagem de Rudolf Walter Grimm, assim como as gravações de Samuel Cassio Martins e uma interessante entrevista a um dxista que faz parte da historia do hobby, e continua em plena atividade.

Hoje, no Conheça as Ondas Curtas, Rudolf Grimm irá abordar um tema muito importante, que é o tempo universal coordenado.

Vamos a sua mensagem :

Amigos da Rádio Guarujá, desde quando o nosso programa iniciou, em 1º de novembro último, verifica-se que existe uma terminologia apropriada para alguns aspectos técnicos no rádio, que necessitam ser mais bem detalhado para alguns de nossos ouvintes. Falamos neste momento para aqueles que a partir de nosso programa, passaram a se interessar pelas recepções de rádio vindas de distancias maiores. Mais precisamente, vindas do exterior.

Quando informamos a escuta de uma emissora de rádio aqui pelo Brasil, e se esta emissora for a Radio Nova Zelândia, por exemplo, que fica do outro lado do nosso planeta, torna-se um tanto difícil para o diretor da mesma entender a que horas da Nova Zelândia a emissora foi ouvida no Brasil. Precisará certamente munir-se de informações que nem sempre estão disponíveis, ou dirigir-se a um daqueles globos domésticos que são tão comuns em escolas de primeiro grau. Tudo isto acompanhado ainda de uma calculadora de quatro operações para efetuarem-se contas com o objetivo de se calcular com exatidão o horário da Nova Zelândia.

Esta pequena dificuldade se resolveu quando se instituiu mundialmente um horário padrão. Independente do que registram os ponteiros ou o display dos relógios em qualquer parte do mundo, naquele momento quer seja no Brasil, no Japão, na Europa ou no Alaska, há um horário padrão igual para todos em questão.

Como funciona isto? Decidiu-se há quase um século utilizar o horário do meridiano de Greenwich como o horário mundial. O que os relógios marcarem na Inglaterra em qualquer momento do dia, vale como horário padrão para o resto do mundo. Se em Greenwich o relógio marcar 12 horas ou meio-dia, corresponde a 12 horas no Tempo Universal Coordenado em qualquer outro país, mesmo se os relógios locais de um outro país marcarem 8 ou 10 da noite. Sempre será 1200 h do Tempo Universal Coordenado, ou em palavras mais simples: 1200 h UTC.

Voltando ao exemplo da Rádio Nova Zelândia: se a ouvimos às 18 horas aqui no horário brasileiro, transformamos este horário em horário UTC, ao informarmos a escuta para a emissora Neozelandesa. Como o fazemos: Verificamos a diferença do nosso horário em relação ao horário de Greenwich, ou horário UTC, e informamos simplesmente o horário UTC nos nossos dados. No nosso exemplo da Radio Nova Zelândia, se aqui foram 18 horas, o horário UTC no momento, por causa do horário brasileiro de verão, será 2 horas adiante, ou seja, 2000 UTC. Fora do horário de verão, a diferença entre o horário de Brasília e o horário de Greenwich é de 3 horas.

Ao informarmos que ouvimos a Radio Nova Zelândia às 2000 UTC, o pessoal técnico desta emissora ao receber nossa correspondência efetuará sem dificuldades a conversão do horário UTC para o horário local deles, assim como nós o fizemos em relação ao nosso horário, e conseguirá somar o ingrediente do horário de suas transmissões em suas análises técnicas. Em outras palavras, a Nova Zelândia está a 12 horas à frente em relação ao horário UTC, e no nosso exemplo, as 18 horas daqui do Brasil corresponderiam às 6 horas da manhã do dia seguinte na Nova Zelândia.

Pode parecer um pouco difícil disto tudo ser entendido, mas não o é. Convertemos o nosso horário para UTC em nossos informes de recepção internacionais, e simplesmente colocamos este dado em nosso relatório.

Da mesma forma, se um dexista norte-americano informar que ouviu a Rádio Guarujá às 0400 UTC nos Estados Unidos, num cálculo simples de forma inversa, deduzimos que no nosso horário esta escuta ocorreu às 2 da manhã.

Para mais informações escreva para o DX Clube do Brasil.

Esta foi a mensagem de hoje de Rudolf Grimm, especial para o programa Nas Ondas Curtas da Guarujá.

Para você que está nos ouvindo pela primeira vez, este programa é dedicado a todos os radioescutas e dxistas do Brasil, que ouvem a Radio Guarujá Paulista seja através das ondas médias, ou pelas ondas curtas.

Visite a página do DX Clube do Brasil na Internet, e conheça um pouco mais sobre nosso hobby. O endereço é www.ondascurtas.com

Boas escutas.

Conheça as Ondas Curtas


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.