Rádio BBC DE LONDRES

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

No Momento Cultural desta semana, iremos falar um pouco sobre uma emissora que muito provavelmente é a mais conhecida nas ondas curtas em todo o mundo. Vamos ouvir as badaladas de um famoso relógio localizado em uma cidade européia, talvez você já saiba a que emissora estou me referindo :

Big Ben

Este é possivelmente o mais famoso som de um relógio no mundo. Estamos falando do Big Ben que está em Londres. Na realidade o Big Bem é o nome do maior sino instalado dentro da chamada Torre do Relógio que toma parte do edifício do Parlamento da Inglaterra. Um fato interessante sobre a famosa precisão britânica, é que o controle da precisão do relógio é feito através do uso de moedas antigas que são inseridas no mecanismo do relógio, para balancear o movimento e garantir sua precisão.

Voce ja deve ter adivinhado, que neste Momento Cultural vamos falar um pouco sobre a BBC de Londres.

A historia da BBC de Londres remonta aos primórdios da era do radio, desde a década de 20, quando após as experiências de Marconi, que utilizou os experimentos e projetos do professor Hertz, desencadeou em especial nos Estados Unidos o surgimento de grande quantidade de pequenas emissoras, porem, funcionando não só sem regulamentação, inclusive causando interferência entre algumas emissões, como também, sem um plano comercial para manter sua viabilidade econômica.

E nesta década crucial para o radio, a sociedade britânica demandou a criação de um serviço de radio difusão dentro da Grã Bretanha. Assim, em 1922 o Correio Central criou duas emissoras experimentais que vieram a ser o embrião da atual British Broadcast Corporation.

A BBC foi composta por um grupo de fabricantes de equipamentos de radio, incluindo o então Guglielmo Marconi. As transmissões diárias da BBC se iniciaram no estúdio Marconi em Londres, e foi seguida por transmissões em outras cidades como Birmingham e Manchester, e em poucos meses, estavam presentes em grande parte do país.

A maior influencia nos primórdios da BBC veio de seu gerente geral, John Reith, um engenheiro escocês de 33 anos de idade. A companhia se formou com uma missão comercial, basicamente, para vender receptores de radio, mas John Reith a dedicou um propósito muito mais elevado. Ele vislumbrou uma rede de radio difusão independente capaz de educar, informar e divertir a nação inteira, e principalmente, livre de interferências políticas e pressões comerciais.

Em pouco tempo, a BBC transmitia peças de teatro, concertos de musica clássica e popular, entrevista e uma grande variedade de programas desde seu primeiro estúdio em Savoy Hill.

Mas como nem tudo são flores, a poderosa industria da imprensa escrita de então, conseguiu sucesso em manter a BBC afastada no negocio de jornalismo. Os boletins de noticias eram preparados pelas novas agencias da BBC, e só podiam ser levados ao ar após as 7 horas da noite, de forma a não interferir nas vendas dos jornais.

No ano de 1932, a BBC ampliou seus horizontes com a abertura do Empire Service, o Serviço do Império Britânico, o precursor do atual BBC World Service. No dia de natal de 1932, o Rei George V concedeu a primeira transmissão para o Império Britânico, e o seu texto foi escrito pelo famoso autor Rudyard Kipling.

A BBC continuou a manter a qualidade de sua programação, mesmo tendo se tornado um verdadeiro gigante nos dias de hoje. Foi a BBC que inaugurou o primeiro serviço regular de Televisão, em 1936. A BBC conseguiu reunir uma vasta produção de programas de radio e Televisão, que fizeram sucesso e tiveram grande aceitação também nos Estados Unidos, inclusive, nos dias de hoje.

Mas foi no inicio da segunda guerra mundial, que a radio difusão internacional se desenvolveu rapidamente, bem no centro das atenções da propaganda nazista da Alemanha de Hitler. E desde então, o rádio ate os dias de hoje, tem um papel fundamental nos conflitos não só internacionais como também regionais e até internos.

Neste contexto conturbado de nossa historia recente, em 1938 foi iniciado o serviço em português da BBC de Londres para o Brasil. Com uma frase que se tornou celebre “O senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena”, Manuel Braune, o Aimbere, inaugurou no dia 14 de marco de 1938 as transmissões da BBC para o Brasil.

Na época, a Grã-Bretanha viu potências rivais como a Alemanha, a Itália e a União Soviética se engajarem em transmissões de rádio para o exterior – muitas vezes com a finalidade exclusiva de fazer propaganda para o nazismo, o fascismo e o comunismo.

Países com quem a Grã-Bretanha tinha boas relações, como os Estados Unidos ou a Holanda, também tinham dado início a esse tipo de iniciativa, fazendo com que as ondas curtas se tornassem o cenário de uma verdadeira “guerra de idéias” radiofônica.

Em 1937, Felix Greene, um alto funcionário da BBC, visitou a América Latina e constatou que “nós (os britânicos) estamos enfrentando propaganda nociva em todas as suas formas, (…) habilidosa, altamente organizada e realizada com engenho, energia e dedicação infinita”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC desempenhou um importante papel com transmissões de noticiário em língua local para países estratégicos como a França, a Itália e a Alemanha, como por exemplo, com a transmissão de discursos de líderes como Charles de Gaulle e Winston Churchill.

A partir daí, a BBC de Londres criou diversos departamentos transmitindo hoje em 43 idiomas para o mundo. Em português, a BBC conta com um departamento para o Brasil e outro para Europa e África.

Para que você possa perceber a grandiosidade e importância das transmissões em onda curta, vamos ouvir o tradicional sinal de identificação da BBC de Londres, abrindo suas transmissões diárias em português, para a Europa e África.

Ouça a abertura do programa em português da BBC de Londres para Europa e África
Abertura da Rádio BBC de Londres para Europa e África

Este foi o Momento Cultural desta semana, trazendo um pouco da historia dos paises presentes nas ondas curtas do radio.

Se você deseja mais informações sobre a programação das emissões em português da BBC de Londres e de outras emissoras que transmitem para o Brasil e América Latina, acompanhe o Panorama Atual do jornalista Celio Romais. Sempre com informações atuais e relevantes sobre o que acontece no mundo do radio de ondas curtas.


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.