Caloi Pedalar 2011 – Rio de Janeiro

Domingo, dia 4 de setembro acontecerá na orla do Rio de Janeiro o evento Pedalar 2011 patrocinado pela tradicional e centenária Caloi.

Eis uma boa oportunidade para realizar um upgrade básico na bicicleta e prepará-la para categoria híbrida.

Caloi Pedalar 2011 - Rio de Janeiro
http://www.caloi.com.br

Bicicleta Hibrida - TWO HARD Special
Bicicleta Two Hard Special – Configuração Hibrida

O principal upgrade foram os aros VZAN Extreme no lugar dos aros de aluminio liso fabricados pela própria Two Hard. Apesar de extremamente leves e de extrema qualidade, a parede do aro é um pouco lisa, e mesmo utilizando freios V-Brake Shimano Deore XT, nunca encontrei um conjunto de sapatas de freio que se adequassem ao aro liso.

Bicicleta Hibrida - TWO HARD Special
Detalhe do aro VZAN Extreme e do câmbio traseiro Shimano Deore XT

A corrente também é Shimano modelo HG-51 de aço carbono e indexada, sendo de extrema resistência e precisão no funcionamento das mudanças de marcha.

Bicicleta Hibrida - TWO HARD Special
Detalhe do garfo rígido fabricado pela Two Hard em Cromo-Molibdênio e caixa de direção selada Shimano Deore

O garfo rígido nesse material além da durabilidade e resistência, absorve bem as imperfeições do asfalto do Rio de Janeiro, e o conjunto é complementado com uma mesa amortecida integrada a um guidão também de aluminio e bar-ends.

Os pneus foram substituidos por um modelo de melhor performance para asfalto do que o tradicional 1.90 slick. Agora, são da série Kwest da Kenda, na medida 26×1.5 o que confere melhor velocidade nas ruas e estradas.

Bicicleta Hibrida - TWO HARD Special
Detalhe do freio traseiro Shimano Deore XT

Ambos os cubos foram atualizados também para Shimano Deore de 32 raios, pois os cubos originais Shimano da Two Hard utilizam 36 raios.

Bicicleta Hibrida - TWO HARD Special
Cubos dianteiro e traseiro Shimano Deore

Esse video é uma animação de um sistema clássico de cubo de roda, onde mostra a montagem do cubo e a estrutura de rolimãs do rolamento.

Quanto maior a qualidade dos materiais utilizados e a usinagem das peças, melhor a eficiência e resistencia estrutural. Para cada aplicação há uma peça apropriada, seja para descer montanhas, para velocidade ou utilizar a bicicleta para uso urbano,

Bicicleta Hibrida - TWO HARD Special
Detalhe do cambio dianteiro Shimano e pedivela Shimano SIS Dual

Os pedais roletados da GTS fornecem baixa inércia ao rodar e são muito precisos melhorando a qualidade do pedal urbano.

Enfim, uma bicicleta renovada para suportar as ruas e estradas do Rio de Janeiro com mais segurança e desempenho no pedal.

Shimano Deorel

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Ciclismo. Bookmark the permalink.