Radio Globo AM de Rio de Janeiro e São Paulo são sintonizadas na Escócia

Vejam como os sinais da Rádio Globo AM do Rio de Janeiro (1220 kHz) e São Paulo (1100kHz) podem ser captados em outros continentes. Na Escócia as emissões da Rádio Globo foram captadas mesmo estando a aproximadamente 6.000 KM de distância.

Ou seja, os sinais de rádio freqüência emitidos pelas emissoras comerciais de rádio difusão podem dar a volta ao mundo literalmente, através dos fenômenos conhecidos da natureza como a sua interação com as forças do SOL e do ambiente eletromagnético da Terra.

O hobby de se sintonizar emissoras muito distantes se iniciou nos primórdios do desenvolvimento das telecomunicações há quase 100 anos, se acentuando especialmente quando o telégrafo sem fio estava a ser estudado e implementado para permitir o envio de informações através das ondas de rádio.

E até hoje esta prática estimula pesquisadores e radioescutas do mundo inteiro, que desenvolvem técnicas de antenas, pesquisas sobre propagação das ondas eletromagnéticas, e estudam a respeito do assunto, de forma a desafiar a natureza e suas distâncias.

Neste exemplo, podemos acompanhar o relato da sintonia da Rádio Globo no hemisfério norte por um entusiasta da atividade da radioescuta e DX.

Assim como a Rádio Globo, outras emissoras como a Rádio Tupi do Rio de Janeiro também são sintonizadas na Europa e reportadas na internet, em listas de discussão e boletins de clubes que se dedicam a tal atividade. É impressionante como este hobby é praticado em todos os cantos do globo terrestre por um número muito expressivo de radioescutas.

Mesmo com os novos atrativos oferecidos pela Internet, a mãe natureza ainda tem uma grande legião de seguidores …



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX. Bookmark the permalink.