No mundo inteiro, as telecomunicações são regulamentadas pelo ITU. E o radioamadorismo no mundo, também segue as regulamentações do ITU. Cada pais signatário, deve seguir as alocações do espectro de frequência para o radioamadorismo, e seguem também todas as padronizações de códigos de comunicação, códigos de países e indicativos para a operação das estações dos radioamadores.
No Brasil, a Anatel é o órgão responsável por emitir os indicativos aos radioamadores, conforme as regulamentações da ITU. Cada radioamador para operar além de taxas e impostos naturalmente, devem possuir um indicativo único no mundo para poder operar dentro da lei e das regulamentações internacionais.
No caso dos radioescutas, a entidade SWARL emite indicativos que são reconhecidos internacionalmente, e que propiciam o cadastro nas entidades QRZ.com e eQSL.cc de forma a poder receber cartões QSL relativos a recepção de radioamadores.
A obtenção do indicativo de radioescuta é gratuita, e pode ser solicitada no seguinte endereço:
http://swarl.org/Get-SWL-Call-Sign.html
Em pouco tempo você receberá um indicativo único que poderá ser usado para cadastro na base de dados do QRZ.com e eQSL.cc para ser reconhecido como radioescuta de ondas curtas internacionalmente.
O site www.qrz.com é o maior banco de dados do mundo para cadastro de radioamadores e radioescutas e o site www.eqsl.cc possibilita a troca de QSLs virtuais.