Que rádio devo comprar: um portátil ou um modelo de mesa ?

Para quem gosta realmente de sintonizar emissoras de rádio, e conhecer outras culturas, não só fora do país, mas dentro de nosso próprio país continental, a história sempre começa com um receptor de rádio.

Que obviamente, é a primeira ferramenta para poder se captar as ondas Hertzianas. E o segundo passo, por motivos também óbvios, é procurar uma antena de forma a possibilitar melhor condição de se receber os sinais, na faixa que se pretende iniciar.

E esse assunto é recorrente na lista de discussão Radioescutas WWW.radioescutas.com que é o maior fórum sobre rádio em nosso idioma e á gerido pelo DX Clube do Brasil.

Recentemente, um colega radioamador questionou na lista a respeito de qual fabricante e modelo de rádio adquirir para a radioescuta, e a pergunta girava em torno de um novo rádio, sobre se valeria a pena adquiri-lo e caso positivo, questionava sobre um fornecedor de equipamentos para radioescutas.

A oportunidade foi interessante, pois é uma dúvida comum a quem quer entrar no mundo da radioescuta, e gira em torno de que tipo de equipamento comprar: portátil ou de mesa.

E a comparação girou entre o recém lançado Grundig Satellit 750 e o clássico receptor Icom R75, muito apreciado por seus recursos avançados, porém, que requerem certos requisitos para operar com plena capacidade.

Grundig Satellit 750

E nesta linha, segue minha resposta que pode ser útil a outros que por ventura estejam se aventurando neste mundo das ondas de rádio.

Olá Marcelo;

O Renato é totalmente confiável, já comprei alguns rádios com ele com bastante tranquilidade.

Aqui mesmo na lista, já existe uma opinião sobre o 750 que inclusive foi fornecido pelo Renato:

http://br.groups.yahoo.com/group/radioescutas/message/52601

Como você é radioamador, certamente conhece os prós e contras de um receptor “de mesa” e de um “portátil”. Para colocar no contexto correto minha opinião, considerando o R75 sendo de mesa, e o 750 portátil, existem algumas diferenças de utilização.

Como por exemplo, em uma DXCamp, o Icom irá necessitar de uma bateria externa para fornecer 12 volts com boa amperagem. O portátil 750, opera com pilhas grandes internamente o que é mais prático dependendo do uso.

Ambos necessitam de antena externa, porém, em ondas médias, o 750 se sobressai por ter antena de ferrite que inclusive pode ser acoplada uma RGP3 para melhorar o DX.

O Icom em ondas médias irá precisar de uma antena “especial” como uma loop de quadro com acoplamento indutivo e amplificado, de forma a ter diretividade e ganho razoável.

Se você tiver espaço para lançar uma longwire com comprimento razoável para OM, isso não será problema.

O 750 é orientado a broadcast, com áudio mais apropriado para esse fim, já o Icom é subproduto de transceiver, especializado em SSB, e neste item, é imbatível, porém, para radioescuta e DX de broadcast irá requerer alguns acessórios.

Exemplo : um filtro de 3.3kHz para dar qualidade no modo AM especialmente em faixas congestionadas para melhorar a seletividade e melhorar o áudio; uma pequena modificação no circuito AGC para aumentar o tempo, pois o original é muito rápido, e em AM o sinal oscila causando prejuízo na recuperação do áudio.

O filtro original além de largo, não serve para a função PBT; com este filtro, tanto em AM como em SSB o Icom é espetacular. O inconveniente é o alto preço deste acessório.

O alto falante interno do R75 é inútil para broadcast, será necessário acoplar uma pequena caixa externa, eu por acaso, uso uma caixa da Selenium, o que confere qualidade de áudio excepcional.

O 750 já nasceu com a orientação para radioescuta, que suporta antena externa adequada, ou sua própria telescópica, conferindo grande mobilidade.

Enfim, são aplicações completamente diferentes e grosseiramente falando, não podem ser comparadas, pois as características de uso são bem diferentes.

Se você quer hardcore DX, é o ICOM R75. Faça algumas modificações, compre o filtro opcional, acople uma antena boa para OC e outra para OM e poderá operá-lo como um rádio “de mesa”.

O Renato senão me engano também fornece R75, como o Erwin da Radiohaus onde eu comprei o meu em 2002. Hoje o Icom R75 “pelado” custa R$ 2.750,00 na Radiohaus. Com opcionais fortemente recomendados, o preço vai girar em torno de R$ 4.000 (*)

(*) Recomendo também o circuito DSP para auxiliar a recepção em modo ECSS, com um pouco de paciência, pode-se tirar do ruído algum DX interessante usando o DSP que é ajustável.

Para uso em casa, NÂO use a fonte original do Icom R75, ou compre outra fonte, de preferência de 13.8 Volts ou modifique o circuito da fonte original, para introduzir um regulador de tensão e diodos de proteção contra inversão de polaridade, pois a fonte original além de não ter proteção, fornece até 18 Volts sem carga, e em torno de 15 Volts com carga. Ou seja, se usar a fonte original, o Icom vai esquentar um pouco, pois ele internamente não tem regulador de tensão.

Para DX em praia, campo ou local remoto, compre uma bateria de 12 volts, com amperagem suficiente para operar pelo período desejado, e um carregador naturalmente. Não aconselho a usar a bateria do carro apesar da Icom oferecer um cabo para este fim, pois o Icom consume até 2 amperes.

O mais indicado, dependendo do que se deseja e dentro das nossas intenções de gasto (ou investimento), é juntar os dois mundos, um rádio portátil de boa qualidade para se ter mais mobilidade, e outro de mesa para hardcore.

Espero ter ajudado se desejar trocar experiência sobre o R75 para DX em particular, pode me enviar um email diretamente.

73s

Sarmento Campos – Rio de Janeiro

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX. Bookmark the permalink.