Mensagem para o Mundo desde Guarujá através das Ondas Curtas do Rádio

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Boa noite prezado ouvinte, quem vos fala é Sarmento Campos do Rio de Janeiro, trazendo a já tradicional mensagem de Rudolf Walter Grim. Rudolf sempre nos traz um comentário interessante e alguma novidade sobre o rádio de ondas curtas.

Antes porém, gostaria de lembrá-lo prezado ouvinte, que através das ondas curtas, a sua cidade não apenas passa a ser conhecida nos outros estados do Brasil, como também no mundo.

As cartas recebidas de ouvintes dos mais distantes países, são uma demonstração desta característica das ondas curtas.

Apesar do nosso programa ser dedicado a voce, que está no trabalho, em casa, no seu lazer, enfim, apreciando a ótima programaçao da Radio Guaruja Paulista, pelos mais diversos estados do nosso Brasil de dimensões continentais, este programa também chega em outros países.

E como forma de dirigir a palavra a estes outros ouvintes mais distantes, trazemos uma mensagem em ingles de nosso amigo Pedro Machado de Lorena, para os dxistas de outros países que estão nos ouvindo agora, de forma a facilitar a identificacao do nosso programa.

Vamos ouvir a saudação de Pedro Machado em ingles para o mundo :

Nas Ondas Curtas da Guarujá

E agora vamos conhecer um pouco mais sobre o clube que produz o conteudo de programa para voce, conforme nos envia Rudolf Walter Grimm :

Amigos da Rádio Guarujá, seqüencialmente nas edições deste programa menciona-se vez por outra o DX Clube do Brasil. Tentaremos em poucas palavras colocar o que é o DX Clube do Brasil, sua importância e sua finalidade.

Mundialmente existem associações e clubes de radioescutas voltados para o dexismo, que, sob um comando organizado procura explorar o que há de melhor e o mais importante nas ondas de rádio vindas de longa distancia. Em termos gerais, a preocupação do dexista é de se fixar no rádio em tudo aquilo que não é dirigido para a região onde ele mora. Pode tratar-se de uma emissora de ondas médias de uma cidade longínqua, de uma emissora de ondas curtas que não dirige os seus sinais para o Brasil, ou uma emissora de FM que repentinamente, por questões do fenômeno da propagação, irrompe dial a dentro com seus sinais vindos de um outro estado, ou de um outro pais.

No âmbito dos clubes de dexistas brasileiros, o DX Clube do Brasil representa bem uma busca incansável dos seus associados por novas emissoras, desenvolvimento de técnicas e equipamentos complementares ao rádio que permitem uma recepção melhor, encontros em locais próprios para testes de equipamentos e intercâmbio de experiências, e de uma forma regular a emissão de 2 boletins: um, o Atividade DX, mensal que já superou a casa das 200 edições, e um semanal, o @tividade DX eletrônico, trazendo via Internet as informações do que acontece durante a semana. Enfim, o foco principal do DX Clube do Brasil é o rádio na sua forma mais do que técnica, séria e quase sempre regado a novas e boas experiências.

O DX Clube do Brasil foi fundado em outubro de 1981 por Samuel Cássio Martins e por Marcio Roberto Bertoldi, na cidade de São Carlos sob o nome de DX Clube Paulista, e desde o ano de 2000 passou a chamar-se DX Clube do Brasil, dada a sua abrangência alcançada dentro de fora do Brasil. Com associados no Brasil e no exterior, representa junto com outros clubes de rádio muito bem o dexismo brasileiro no contexto mundial.

Ainda, além do programa ‘Nas ondas curtas da Guarujá’, o DX Clube do Brasil atua fortemente em outros programas de rádio para dexistas, como o ‘Amigos do Rádio’ da Rádio Transmundial, o ‘Altas Ondas’ pela Rádio Voz Cristã, o ‘Encontro DX’ pela Rádio Aparecida, o ‘DX HCJB’ pela HCJB. Ainda de forma espontânea, seus associados tem participado de entrevistas e comentários por emissoras internacionais de renome, como Radio Romênia, Voz da Rússia, Deutsche Welle, dentre outras.

Tudo isto integra os objetivos do DX Clube do Brasil: informações, comentários, temas técnicos e atualidades do mundo do rádio através da Rádio Guarujá Paulista e por outras emissoras conhecidas no Brasil e no mundo.

Está aí ouvinte, a mensagem de hoje de Rudolf Grimm de São Bernardo do Campo, para a Rádio Guarujá Paulista.

DX Clube do Brasil



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.