Radio em Ondas Curtas : Uma Opção Inteligente

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Boa noite ouvinte da Radio Guaruja Paulista. Meu nome é Sarmento Campos e falo da cidade do Rio de Janeiro, abrindo mais um programa dedicado ao radio de ondas curtas.
E hoje, ao invés de comentarmos somente sobre aspectos técnicos do rádio de ondas curtas, vamos falar um pouco sobre a preferência de muitos ouvintes brasileiros quando se trata de se manter informado.

Vamos ver o porquê existem aficionados que se dedicam a ouvir emissoras regionais e em particular, emissoras internacionais de ondas curtas.
Nós podemos afirmar como regra geral, que vivemos saturados de escolhas de fontes de informação. Jornais, revistas, televisão aberta, televisão a cabo com programas de diversos países, enfim, uma montanha de informação à nossa disposição.

Mas volta e meia, parece que quanto mais mídias estão disponíveis, menos informados nós estamos. Com tantos acontecimentos no mundo de extrema importância acontecendo, e que afetam nossa vida direta e indiretamente, só um pequeno exemplo em termos econômicos, presenciamos um aumento no preço do barril de petróleo recorde na história.

Outro exemplo humanitário foi a perda de talvez mais de 500.000 civis iraquianos durante os ataques dos Estados Unidos na segunda guerra do petróleo.

E cada vez mais, está ao nosso alcance, às fontes de informação, como a Internet, por exemplo, e TVs a cabo, com dezenas de canais transmitindo noticias de diversas partes do mundo.
Mas mesmo com esta montanha de informação, muitos cidadãos têm a percepção de estarem cada vez mais desinformados …

Um pequeno exemplo do que podemos observar sobre a midia nos Estados Unidos, e que podemos acompanhar através das TVs a cabo, é o tipo de noticiário. Podemos observar a grande cobertura de guerras e desastres naturais, mas pouco tempo é dedicado em analises e comentários sobre assuntos internacionais, em particular que envolvam questões diplomáticas.

Também observamos uma tendência de consolidação e aglomeração de corporações americanas que através de aquisições e fusões, cada vez mais concentram a geração de conteúdo das mídias, e cada vez mais torna a informação transmitida, mais uniforme, mais parecida.

No Brasil, guardados o devido contexto e escala, ocorre algo similar. Cada vez mais surgem periódicos como jornais e revistas dedicados a fazer a cobertura do que acontece com celebridades e outras futilidades, até a programação da televisão brasileira, é um convite a uma grande alienação sobre os importantes e urgentes problemas que enfrentamos no nosso país.
Enquanto vemos cada vez mais espaço dedicado a moda, aos grandes eventos de desfiles de modelos que acontecem com cada vez mais freqüências, os programas que se propõem a debater assuntos de relevância para a sociedade são cada vez mais escassos.

A lógica atual da mídia nos faz entender que a política é dar as pessoas o que elas querem, e nada mais.

Mas felizmente, desde a década de 40, temos a nossa disposição o rádio de ondas curtas.

Através das ondas do rádio, podemos receber em nossa casa com todo conforto e privacidade, informações sobre nosso próprio país, e sobre praticamente todas as regiões do mundo.
Seja através das emissoras regionais brasileiras, como a Rádio Guarujá Paulista, presente nas ondas curtas e tropicais, seja através das emissoras internacionais, como a Rádio Difusão Portuguesa, a Rádio NHK do Japão, a Rádio Havana Cuba, e tantas outras que transmitem para a América do Sul, seja em português ou espanhol, temos um importante ponto de equilíbrio.

Durante a guerra de ocupação do Iraque, aqui no Brasil foi possível acompanharmos a brilhante cobertura dos acontecimentos através do jornalismo da Rádio e Televisão Portuguesa, através de um simples rádio de ondas curtas.

De forma fácil e descomplicada, sem pagar nada, temos à nossa disposição um mundo diversificado e cheio de informações relevantes, que expõem fatos regionais ou mundiais, repletos de comentaristas que fazem a análise do contexto da informação.

Se voce deseja saber mais sobre a integração européia, uma boa fonte de informação pode ser a Rádio Exterior de Espanha. Se voce deseja conhecer a situação atual da China, e de como ela está se relacionando com o mundo, sintonize a Rádio Internacional da China.

Sintonizar emissoras de ondas curtas, além de um hobby, é uma forma de entendermos o que acontece no mundo, temas como a questão palestina, a guerra ao terror tão em moda atualmente, podem ser entendidos e analisados através das ondas curtas.

Até se você desejar, pode utilizar a Internet para ouvir as emissões ou em tempo real, ou sob demanda, de emissoras ao longo do mundo, como a famosa BBC de Londres.
Além de conhecer mais sobre a cultura de outros povos, você ouvirá músicas de todos os tipos, os mais variados assuntos e o mais importante, o ambiente propício ao questionamento sobre os eventos mundiais, o que irá realmente estimular nossa capacidade crítica e de pesquisa.

Tanto para o cidadão comum, quanto aos estudantes e professores, o rádio de ondas curtas é a verdadeira alternativa aos comunicados e as versões sintetizadas das informações que a mídia oficial quer nos fazer aceitar.

Reative aquele seu velho e confiável receptor de ondas curtas, e recomece a ouvir a programação das emissoras, inclusive se correspondendo com as emissoras. Para você que é novo no assunto, é uma ótima oportunidade de conhecer uma nova e saudável atividade, que lhe proporcionará um campo de conhecimento, que certamente, poderá lhe ajudar na sua formação de opinião.
Quero lhe convidar a você que está nos ouvindo pela primeira vez, a acompanhar nosso programa todos os sábados neste mesmo horário, e escrever para a Rádio Guarujá Paulista, enviando suas críticas e sugestões.

Este foi a abertura do programa Nas Ondas Curtas da Guarujá, continue ligado.

Visite a página do Clube e conheça nossa atividade : www.ondascurtas.com.

DX Clube do Brasil


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.