A Rádio Nacional da Amazônia é um canal de comunicação popular que fortalece o ele entre as comunidades da Amazônia, valorizando e divulgando a diversidade cultural da região. As pautas nascem das demandas da população amazônida por inclusão social..
Inaugurada em 1 de setembro de 1977, a emissora transmite em ondas curtas para a região amazônica, com cobertura de mais da metade do território nacional. Atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal chega em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.
A Radiobrás possui o maior complexo de transmissores e antenas de radiodifusão em Ondas Médias e Curtas da América Latina, localizado no Parque do Rodeador, em Brasília.
O sistema de alta potência em Ondas Médias conta com dois transmissores de 300 kW de potência, operando em 980 kHz, que, juntos, totalizam 600 kW de potência.
Este sistema combinado é usado apenas à noite, quando as condições de propagação permitem que a Rádio Nacional AM de Brasília cubra todo o território nacional.
O sistema de alta potência em Ondas Curtas é composto de seis transmissores de 250 kW de potência. É formado por 13 antenas e permite cobertura de quase todo o globo terrestre.