Relação de Horários e Frequências de Emissoras de Ondas Curtas

Duas publicações impressas são especializadas em catalogar emissoras de rádio em ondas curtas, relacionando as frequências utilizadas e os horários de transmissões. As mais famosas e longevas publicações são o WRTH e o Passport.

WRTH Edição 2009
http://www.wrth.com

O WRTH é considerado a bíblia do radioescuta, e abrange emissoras do mundo inteiro, com grande enfoque em informações detalhadas sobre emissoras internacionais e regionais, incluindo relação de emissoras em Ondas Médias e inclusive FM. É a fonte mais completa sobre emissoras de rádio e além das frequências das emissoras, contém informação valiosa como por exemplo o endereço de contato para envio de correspondência e solicitações de cartões QSL.

Passport World Band
http://www.passband.com

Por sua vez, a publicação Passport to WorldBand Radio é publicada a 25 anos, e além de informações sobre as emissões em ondas curtas, apresenta uma seção muito completa com análises de receptores e antenas apropriadas para radioescutas e dxistas. Além de ser uma publicação tradicional e confiável, apresenta informações sobre a programação das principais emissoras, em especial as emissões em inglês e características principais das emissoras.

Não é completa como o WRTH em termos de informações sobre as emissoras, e compreende apenas emissões em ondas curtas.

Na realidade, ambas as publicações se completam, pois em particular em relação as emissões em ondas curtas, o Passport apresenta uma relação diferenciada de emissoras classificadas por frequência e relaciona horários das transmissões.

Outra fonte importante e que está disponível na Internet é a EIBI mantida por uma entidade alemã, que atualiza a relação de emissões classificados por frequência e por hora UTC.

EIBI Relação de Emissões em Ondas Curtas
http://www.eibispace.de



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Rádio Difusão Internacional, Radioescuta. Bookmark the permalink.