O rádio nos momentos de lazer

Um dos maiores ofensores a prática da sintonia de emissoras de ondas curtas – além do declínio das transmissões provocados pelos cortes de orçamento governamentais – é o ruido elétrico produzido em quantidade cada vez maior nas grandes cidades. Lâmpadas fluorescentes, torres de alta tensão, grande proliferação de aparelhos eletrônicos de todos os tipos, como televisores, computadores, enfim, uma plêiade de fontes de interferências que não só são transportadas pela rede elétrica, mas também são irradiadas ao éter e agridem a recepção de sinais de rádio, notadamenta as faixas de ondas médias e ondas tropicais e curtas.

Uma forma de se buscar melhores condições de recepção, é aproveitar as oportunidades em locais afastados dos grandes centros, tais como praias, campo, lagos, fazendas, enfim, locais menos afetados por tais perturbações artificiais.

Em ocasiões com viagens para o campo, ou até em locais urbanos porém, com mais áreas verdes e com condições de acesso – driblando a atual onda de violência urbana exarcebada nos grandes centros, em especial no Rio de Janeirp – temos a chance de esticar um fio em alguma árvore e conectar a um rádio portátil, e de posse de um fone de ouvido, captar muitas emissoras interessantes, que até então estavam cobertas pelo ruído elétrico.

Para exemplificar, em um período de estadia no Hotel Fazenda Cascatinha, em Mendes, no interior do Estado do Rio, com um rádio portátil Sony ICF-SW7600GR e um fio de 12 metros esticado em uma árvore, pude captar emissoras muito distantes, em diversos continentes com bastante clareza na recepção.

África, Europa, Ásia, América do Sul e Norte, foram alguns continentes sintonizados, inclusive com a inusitada recepção de duas estações de números, a qual são atribuídas a agências de espionagem de alguns países.

Abaixo, fotos do hotel-fazenda, ilustrando como podemos conciliar o descanso merecido, o contato com a natureza, e a prática do hobby da radioescuta com toda a tranquilidade e qualidade na recepção dos sinais, e com todo o espaço do mundo, para se estender antenas e em qualquer direção.

[photopress:Cascatinha_002.jpg,thumb,centered]
Visão parcial do Hotel Fazenda Cascatinha a partir de uma montanha dentro da propriedade

[photopress:Cascatinha_005.jpg,thumb,centered]
Rádio e antena para ondas médias no apartamento do hotel

[photopress:Cascatinha_006.jpg,thumb,centered]
Vista parcial do apartamento do hotel, para o lado do rio que origina a “cascatinha”

[photopress:Cascatinha_007.jpg,thumb,centered]
De baixo de uma árvore ao lado das minhas Calopsitas lendo os registros das emissoras captadas

[photopress:Cascatinha_009.jpg,thumb,centered]
Vista parcial do lago tendo as colinas à volta e diversas tirolezas de várias formas



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.