Abertura de propagação em 27 MHz para os Estados Unidos

Nestes tempos de transição de mínimo solar com a propagação irregular das ondas de rádio, obervei no domingo à tarde ótima abertura na faixa de 27 MHz (Faixa do Cidadão) para os Estados Unidos.

Os sinais em algumas frequências chegavam muito forte, porém, com variações bruscas de intensidade.

Alguns operadores citaram Mississipi e Alabama, o que podemos inferir que se trata de emissões na região sul dos Estados Unidos, e com vários estilos de transmissão na mesma frequência. A propagação abria e fechava como se um duto estivesse se formando entre o Rio de Janeiro e essa região nos EUA.

Normalmente, o fenômeno de “fading” – desvanecimento de sinal – em altas frequências, ele pode variar de forma, porém, é mais comum haver pequenas alterações de intensidade, mas não é muito comum se observar uma emissão com variação tão brusca.

Sinais de faixa cidadão transmitidos desde Mississipi, Estados Unidos, e recebidos no Rio de Janeiro.

O receptor utilizado é um Sony ICF-SW77 acoplado a uma antena dipolo V-Invertido de 20 metros.

Algumas emissões lembram até emissoras comerciais, pois levam ao ar música e comentários, mas logo se percebe que se trata de operadores locais, provavelmente oriundos da faixa do cidadão.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX. Bookmark the permalink.