DXCamp Lorena 2010 – Um encontro memorável

Este ano, o já tradicional encontro realizado pelo DXCB em Lorena, no interior de São Paulo, que ocorreu nos dias 3 a 6 de junho, foi um grande sucesso.

Ao reunir aficcionados pela radioescuta e DX no já tradicional lugar que é estratégico, devido a sua proximidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Clube mostra que o hobby está ativo e ainda pode proporcionar momentos de confraternização, e a prática do DX.

Este ano, uma inovação interessante foi uma mini DX-pedition a uma fazenda próxima em Guaratinguetá, onde foi possível montar uma base para lançamento de longwires, utilização de antenas loop, de forma a se experimentar as benesses do campo aliada as boas condições para a prática do DX.

Os participantes se reuniram no Hotel do Vale, já tradicional para o encontro, porém, na sexta-feira, ocorreu no fim da tarde, a visita a fazenda para poder se afastar ainda mais da cidade, provendo um clima de dxpedition clássico, onde se pratica o DX mais próximo a natureza, e naturalmente, longe dos grandes centros urbanos.

No sábado, alguns participantes do encontro visitaram a Rádio Canção Nova e entraram ao vivo na programação da emissora, no programa Além Fronteiras, apresentado pelo Pe Beto Ximenes.

Rede Canção Nova

Convidado por Antonio Costa, que colabora assiduamente com a produção do programa, convidou o grupo, e em particular o prof. Sérgio Dória Partamiam, Sarmento Campos e Carlos Felipe, para serem entrevistados ao vivo, e falarem de temas como a TV digital, o rádio de ondas curtas, e aspectos históricos do rádio.


Participação ao vivo de Sérgio Partamiam, Sarmento Campos e Carlos Felipe, no programa Além Fronteiras, da Rede Canção Nova


Bape papo descontraído sobre rádio de ondas curtas, TV Digital e a convergência de mídias

Durante o encontro, podemos não só trocarmos experiências, como também praticar a radioescuta e DX em todas as faixas, inclusive satélite.

Nos primeiros dias, ótima abertura da propagação durante a noite para as ondas tropicais e curtas, assim como observamos ótimos sinais durante o dia nas bandas mais altas, como as faixas de 31 e 19 metros.

Além dos excelentes logs produzidos pelos participantes, desta vez, para os mais novatos que participaram, puderam contar com a experiência de uma mini-dxpedition em uma fazenda afastada da cidade, como preparação para os próximos encontros.

Sangean ATS909 Loop Ferrite Experimental
Rádio Sangean ATS909 acoplado a antena unifilar e loop de ferrite experimental para ondas médias

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX. Bookmark the permalink.