Um fim de semana memorável em Osasco – São Paulo

No final de semana foi promovido mais um encontro na casa de Rene Passold, em Osasco, SP, que tem tudo para se tornar tradicional.

Diversos amigos se reunem, sendo que alguns com a família, para se confraternizar e reforçar laços de amizade.

Contando com a hospitalidade do casal Rene e Sueli, eu e nosso amigo Marcio Pontes, da cidade de Registro, passamos um fim de semana ao mesmo tempo tranquilo e agitado. Tranquilo pois o local e a casa é bem agradável, mas agitado pelo pouco tempo disponível para se conversar.

Este tipo de oportunidade é rara, e precisamos aproveitar ao máximo, não só para conhecer um pouco mais sobre o que cada um está fazendo em relação ao hobby, mas principalmente trocar idéias e conhecer o que cada um pensa sobre os mais diversos assuntos.

Fim de semana em Osasco, na casa de Rene Passold - 28 de Fevereiro 2010

Pose durante o churrasco preparado pelo anfitrião, Rene Passold e sua esposa, regado com muita cerveja e boas conversas.

Fim de semana em Osasco, na casa de Rene Passold - 28 de Fevereiro 2010

Estiveram presentes, Carlos Felipe, Samuel Schiffembauer “Zumbrão”, Sergio Partamian, Paschoal Fidelis, Guilhermo, Michel Viani (o Rei dos Transglobes), Márcio Pontes, Renato Uliana e família.

Fim de semana em Osasco, na casa de Rene Passold - 28 de Fevereiro 2010

E ao longo da madrugada, a conversa foi sim, sobre rádio, como não poderia ser diferente. Conhecer o escritório onde pesquisas são realizadas com antenas e amplificadores diversos, para que se possa ofereçer – ainda que de forma artesanal – produtos que são utilizados por radioescutas em todo o Brasil, foi uma experiência muito produtiva.

É aqui onde nascem a maioria das idéias que são utilizadas pelo DXCB para a prática do hobby. São nessas reuniões onde há troca de conhecimento e experiência, que são desenvolvidas ou aprimoradas idéias e práticas para aplicação no hobby.

Fim de semana em Osasco, na casa de Rene Passold - 28 de Fevereiro 2010

O mais novo produto que já está disponível para quem aprecia as ondas curtas do rádio é a antena amplificada para esta faixa de frequência.

Substituindo uma longwire que não é direcional por uma antena loop de ferrite própria para esta frequência, apresenta a vantagem da diretividade, o que possibilita diminuir eventuais fontes de ruído próximas, além de ser portátil e fácil de operar.

Fim de semana em Osasco, na casa de Rene Passold - 28 de Fevereiro 2010

Nesta ocasião, Renato Uliana demonstrou seu uso com um receptor de comunicações Yaesu VR-5000. Foi possível observar na prática como esse conjunto – Antena RGP3 + amplificador indutivo – foi bem adaptado não só a rádios portáteis, mas também os considerados “de mesa” (normalmente receptores mais sofisticados em recursos).

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX, Rádio Difusão Internacional, Radioescuta, Receptores, Telecomunicações. Bookmark the permalink.