Nas Ondas Curtas da Guarujá – Eletromagnetismo

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Boa noite ouvinte da Guarujá Paulista

Meu nome é Sarmento Campos e falo do Rio de Janeiro.

Estamos iniciando mais um programa dedicado as ondas curtas do rádio, e neste espaço, falaremos sobre um aspecto técnico das ondas curtas.

Porém, hoje trago uma mensagem muito especial de nosso amigo Wilson Rodrigues da cidade de Itaúna em Minas Gerais, que descreve um ponto crítico para a recepção das emissoras, que é o eletromagnetismo.

O Wilson nos escreve que ao ligar um receptor de rádio a maioria das pessoas não imaginam que pôr traz de tudo na eletrônica, está um fenômeno da natureza que sem o qual o rádio jamais existiria, que é o magnetismo, a alma do rádio.

Certamente quando os gregos descobriram em Magnésia, uma rocha mágica ( magnetita, que é o ima natural. ) a qual atribuíram poderes, nunca poderiam imaginar que no futuro o mundo dependeria do magnetismo para movimentar quase de tudo, e sem este fenômeno o mundo simplesmente pararia!

Um estudo mais avançado revelou que a força magnética também é responsável pelo transporte da luz do sol até a terra, sem a qual os seres vivos não sobreviveriam. O sol é uma estrela que esta sempre lançando partículas carregadas de irradiações sobre a terra, e se não fosse a proteção magnética da terra, pois nosso planeta é um imenso imã, que direciona essas irradiações desviando-as para os pólos norte e sul, nossa saúde seria seriamente afetada. Segundo os cientistas se o magnetismo da terra um dia acabasse os seres vivos acabariam junto com ele!

É bem possível que alguém comente, o que tudo isso tem a ver com nosso hobby ?

Claro que tudo! Nossas antenas são bombardeadas dia e noite pelas ondas eletromagnéticas, a força que alimenta seu rádio vem de um gerador eletromagnético em uma usina. Seu rádio tem circuitos onde o magnetismo é como a sua alma, não o enxergamos mas esta em plena atividade. O bom conhecimento da máquina que alimento seu prazer no hobby, o “rádio” passa necessariamente pôr conhecer este fenômeno da física!

O Wilson nos relata que em um documentário na TV estudiosos do assunto comentaram que desde o ano de 1670 aproximadamente o magnetismo da terra tem diminuído 15% e neste ritmo daqui a 2000 anos a terra perderia todo seu campo magnético, a não ser que haja uma reversão neste quadro o que também não é impossível. Já desde longa data os cientistas e estudiosos do magnetismo acreditam que os animais se orientam bio-magneticamente. Usam a força magnética para se orientarem. Em algumas experiências com pombos ao se colocar uma pastilha de imã na cabeça dos mesmos, eles se mostraram desorientados demonstrando que usam o magnetismo para se orientarem em uma dada direção.

Levantou-se a hipótese de que no passado os seres humanos poderiam se orientar bio-magneticamente e ao evoluírem pôr certo essa capacidade deixou de ser usada e o ser humano a perdeu. Biólogos que estudam certos corpos marinhos perceberam que ao se magnetizar placas estes corpos eram atraídos para um determinado pólo magnético e ao mudar o polo magnético os corpos mudavam de posição para o outro lado.

Uma das mais novas tecnologia a serviço do homem que usa o magnetismo em toda sua plenitude, é a Ressonância Magnética. O paciente é banhado pôr um campo magnético aproximadamente 500 vezes mais forte que o da terra. Este campo faz com que alguns núcleos do corpo humano girem como uma agulha de uma bússola e se aliem. Ai são atingidos pôr pulsos de ondas de rádio. Quando os pulsos param, os núcleos voltam ao seu estado original induzido pelo imã. A energia liberada funciona como uma estação de rádio, e os sinais entram num computador que os traduz em imagens. Posso ter omitido algum detalhe, mas pelo que pude perceber é mais ou menos isso ai!

Outro exemplo do magnetismo a serviço do homem é o trem bala, que funciona pelo efeito de atração e repulsão, propriedades do magnetismo. Um outro exemplo muito simples é a antena de ferrite, tão simples, tão eficiente. Quer outro exemplo? Veja o projeto e funcionamento da antena Loop, que é utilizada em seu receptor de rádio de ondas médias por exemplo, enfim todas as antenas dependem do eletromagnetismo para funcionarem .

Enfim há ate aqueles que juram que o amor ente homens e mulheres funciona regido pelo magnetismo. Pólos diferentes se atraem e iguais se repelem. Isso podemos ver no dia-a-dia.

Esta foi uma colaboração muito especial de nosso amigo Wilson Rodrigues de Itaúna em Minas Gerais, que também está sintonizado neste programa, e ao qual envio um grande abraço.

E continue na sintonia, pois tem muito mais cultura e informação para você.

DX Clube do Brasil

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.