Bons hábitos vêm de berço !

A radioescuta, especialmente a sintonia de emissoras regionais e internacionais, além de proporcionar acesso a cultura e informação, estimula o conhecimento de questões naturais, como o funcionamento do nosso planeta, sua interação com o Sol em particular, pois são fatores determinantes na propagação das ondas de rádio.

Os sinais de radio frequência emitidos por transmissores de rádio, em particular de radiodifusão, conseguem alcançar longas distâncias dependendo das condições das camadas altas da atmosfera, do comportamento do Sol, da estação do ano, da hora do dia, enfim, um somatório de fatores que através da observação destes fenômenos, podemos compreender alguns fundamentos das ondas de rádio.

E é de berço que se adquire os bons hábitos !

Arthur Campos - iniciando na prática da radioescuta
Rei Arthur iniciando na prática da radioescuta, sintonizando emissoras brasileiras e estrangeiras em Penedo, Itaiaia

A sintonia das emissoras se iniciou no fim da tarde com um rádio Tecsun PL-450 digital, e uma antena de fio de 4 metros esticada nas árvores, terminando tarde da noite.

Além de emissoras regionais brasileiras, foram ouvidas muitas emissoras internacionais e regionais de outros paises, como destaque para a Colombia, Radio Marfil Estéreo, em ondas tropicais.

E como não poderia deixar de ser, durante a sessão de radioescuta e DX, tivemos a companhia bem diversificada, além de maritacas, morcegos, corujas, insetos os mais variados possíveis, nos acompanhou uma perereca, que pareceu estar curiosa ouvindo os sons gerados pelo rádio.

Perereca - Penedo, Itatiaia durante prática da radioescuta e DX
Perereca atenta a atividade da radioescuta em seu habitat natural

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.