Receptor Portátil Digital Tecsun PL450 – Uma maravilha que cabe no bolso !

Receptor Tecsun PL-450

A Tecsun é uma empresa da China que projeta e fabrica receptores de rádio e que tem se investido muito na qualidade de seus projetos e no controle de qualidade da produção.

A Tecsun que até então fabricava rádios projetados pela Grundig e pela bandeira da Éton, como o Grundig Satellit 800, também desenvolve também seus próprios produtos, e além disso, a própria Grundig agora revende alguns modelos com sua marca, como é o caso do Tecsun S2000 ou Grundig Satellit 750.

Adquiri esse modelo visando principalmente praticidade, pois seu tamanho reduzido facilita o transporte e além do que é muito discreto, pode ser utilizado em qualquer lugar.

E em uma curta viagem de feriado prolongado, tive a oportunidade de testar na prática todos os seus atributos, e os resultados me surpreenderam.

Obviamente, não é um receptor projetado especificamente para a prática do DX, porém, com algum cuidado, podemos realizar ótimas captações.

Um dos cuidados principais, é quanto ao uso de uma antena externa. Por antena externa, estende-se um fio esticado e conectado a base da antena telescópica original, através de uma garra do tipo “jacaré”.

Para testar de forma prática a sua capacidade de não sobrecarregar sem circuito de entrada, utilizei duas antenas, uma de 7 metros e outra de 4 metros.

Somente com a antena telescópica, sinais de emissoras de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, nas faixas de 60, 49, 31 e 25 metros, eram muito bem recebidos, assim como as transmissões da Rádio Difusão Portuguesa Internacional, e Rádio Exterior da Espanha.

Ou seja, para captar transmissões de sinais regulares, apenas a antena telescópica é suficiente, e até dentro de casa, a qualidade da recepção é excelente.

Ao se acoplar a antena mais longa, observa-se a criação de imagens internamente no receptor, o que é o resultado, da sobrecarga de sinal o que faz com que o próprio rádio, crie sinais espúrios em múltiplos de 455 kHz, que é uma das suas frequências intermediárias.

Porém, ao se utilizar a antena mais curta, esse sintoma fica praticamente imperceptivel, porém, fornece ao rádio a capacidade de receber sinais muito distantes, que a antena telescópica não é captaz de captar.

Como exemplo, cito a recepção da Radio Marfil Estereo, da Colombia em 49 metros, frequência de 5910 kHz, que somente com a antena telescópica, não havia sinal legível, porém, com o fio de 4 metros esticado, foi possível copiar o sinal de forma bem satisfatória.

Outro ponto forte do rádio, além da sensibilidade, é a possibilidade de se escolher filtro largo ou filtro estreito, de forma a poder diminuir a interferência de emissoras adjacentes. A largura dos filtros é excelente, garantindo ótimo áudio no filtro largo, e som de boa qualidade no filtro estreito.

Em Ondas Médias, o filtro estreito permite a recepção de emissoras 10 kHz acima ou abaixo das emissoras locais com relativa facilidade. Com a ajuda do posicionamento do rádio para diminuir o sinal da emissora local, é possível ouvir emissoras ao lado da Rádio Globo e da Rádio Tupi por exemplo, que tem 100 Kwatts de potência cada.

Este recurso é raramente encontrado em receptores portáteis, normalmente para se baretar o custo, utiliza-se um filtro de áudio para diminuir o “apito” caracterísitico de interferência de emissora próxima.

Nesta faixa, pode-se ouvir com facilidade emissoras de outros estados próximos, com boa qualidade de áudio, e não observei o aparecimento de imagens geradas por sobrecarga das emissoras locais. Assim, torna-se relativamente fácil ouvir emissoras como a Rádio Bandeirantes e 9 de Julho de São Paulo, Inconfidência de Minas Gerais, que estão aproximadamente 450 km distantes do Rio de Janeiro.

A qualidade do som produzido pelo alto falante de pequeno tamanho é excepcional, além da qualidade da construção e dos materiais utilizados no botão de sintonia, e no teclado.

Enfim, um rádio para se ouvir emissoras em Ondas Curtas em qualquer lugar, dentro ou fora de casa apenas com sua antena telescópica, ou se preferir melhorar a qualidade da recepção, pode-se utilizar um fio esticado de 3 a 4 metros, que lhe proporcionará ótimas captações de emissoras internacionais e regionais.

Específicações:

Faixa de cobertura:

  100 a  520kHz  - Ondas Longas - passo 1/9kHz
520 a 1720kHz  - Ondas Médias - passo 1/9/10kHz
1721 a 29999kHz - Ondas Curtas - passo 1/5kHz
76 a 108MHz Frequência Modulada- Passo 10/100kHz
Tecnologia:  Dupla Conversão, Digital, c/ microprocessador e 
controlado a PLL.
Memórias:  600 memórias não volátil (não apaga s/ pilhas)
Sistema de bancos de memória variável
100 memória são do sistema ATS (auto memória)
Alarme: Alarme programável
SLEEP: Função de auto desligamento do rádio programável de permanente a 480 minutos.

Dupla conversão:

 1aFI 455kHz - 2aFI 55.845kHz
Filtros:    Wide 7kHz/45dB
Narrow 5kHz/28dB
Dimensões:  141x87x28mm / 290g
Entradas/Saídas: Entrada p/ antena externa (FM e OC) P2 mono
Saída estéreo para Fone de ouvido
Entrada p/ alimentação externa
Controles e botões: Botão de Volume giratório
JogDial para ajustes da sintonia
Teclas de Up e Down
Atenuador com 3 posições L/M/H
Grave e agudo em FM e AM
Botão digital que alterna entre as bandas
Botão para scan da frequência ou das memórias
Teclado numérico
Botão para ajuste do filtro wide/narrow
Botão digital de trava
Botão digital de iluminação
Botão giratório de sintonia fina para FM
Visor Multifunção : Visor de Cristal Liquido com indicação digital:
Indicação numérica da Frequência
Indicação da Hora e do Alarme
Medidor de intensidade de sinal S-meter c/ 5 niveis
Indicador de Banda:FM, MW e das bandas em metros
Indicação do nível de carga das baterias
Indicação de ERROR no visor
Indicação dos ALARM
Indicação da função SLEEP
Indicação do canal de memória
Antenas: Telescópica giratória c/ 68cm (OC e FM )
Barra de ferrite interna (Ondas Médias)
Alto falante e volume: Som de ótima qualidade e volume alto
Seletividade: Excelente e perfeita
Sensibilidade: Excelente ( Recomendado para dxistas )
Alimentação: 3 pilhas pequenas AA comuns ou recarregáveis
Baixo consumo 300mA
Alimentação externa de 4,5VDC
Outros: Suporte STAND para deixar o rádio inclinado
Pézinho anti-derrapante de borracha
Alça para passar no punho
Sensibilidade: FM =   3μV   (S/N 30dB)
OM =   1mV/m (S/N 26dB)
OL = 1,2mV/m (S/N 26dB)
OC =  20μV   (S/N 26dB)
Recomendado: Ideal para quem quer um receptor portátil completo para a prática da RADIOESCUTA e DXISMO

Caso exista real interesse em adquirir este receptor, favor entrar em contato através de sarmento.campos@sarmento.eng.br

Mais informações sobre o rádio : http://www.amantesdoradio.com.br/loja/pl450/index.htm

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta, Receptores. Bookmark the permalink.