Música de Qualidade do Outro Lado do Atlântico – Radio Med1 Marrocos – África

Medi 1 Rádio é um projeto editorial onde os valores e métodos têm nome: independência editorial, o respeito pelos valores de cada um dos países abrangidos, e da prioridade dada à notícia do Magrebe.

Radio Med 1, la radio du Maghreb, de Marrocos, ao norte da África, transmite através do rádio de ondas curtas música e noticiário para todo o planeta, e seus sinais em 9.575 kHz na faixa de 31 metros podem ser sintonizados no sudeste do Brasil com facilidade.

Sua programação musical é simplesmente sensacional, eclética, e além de músicas árabes que são extremamente agradáveis e interessantes, se apresentando nos mais diversos ritmos e estilos orientais, representa um porto seguro para quem aprecia música de qualidade.

Com presença marcante do dial internacional nas ondas curtas e presença na Web, é um convite aos apreciadores da boa música uma visita virtual ou a sintonia através do rádio.

Devemos considerar que a cultura árabe é pródiga em poesia em rimas e prosas, músicas e romances, e muito rica e diversificada em costumes, e apresenta arquitetura milenar de extremo bom gosto, que infelizmente a mídia ocidental como regra geral omite, preferindo reverberar a ignorância belicista de algumas grandes potência militares ocidentais.

Se recordarmos que no período da Idade Média, onde o mundo ocidental desenvolvia os mais bárbaros e selvagens costumes, que levaram a denominação deste período também como Idade das Trevas, onde o planeta sofreu atraso cultura e de desenvolvimento científico de pelo menos 1000 anos, os árabes desenvolviam sua cultura e se expandiam desde o Oriente Média a África e Ásia, e inclusive em pequenas áreas da Europa, como Portugal por exemplo.

Quem nunca leu um conto das Mil e Uma Noites, que apesar de suas origens remontarem à India, foram os árabes que imortalizaram estas histórias ricas em relações humanas que são presença obrigatória em todas as bibliotecas.

E se transportarmos para os dias atuais, podemos traçar um paralelo com a mídia rádio no Brasil, de forma praticamente escatológica.

Basta varrer o dial e sintonizar emissoras que de ponta a ponta o que irá aparecer são pseudo-religiosos cobrando dízimos de incautos e toneladas de entulho que a mídia insiste em denominar “musical” mas que na realidade, escamba para a idiotização completa da sociedade além da distorção total de valores morais e ainda até, fazendo apologia as drogas e ao crime em geral.

Voltando a cultura, o Sufismo, o caminho místico musical do Islã, foi a principal fonte de inspiração artística no mundo muçulmano, particularmente na música e na poesia. Música sufi é lenta e solene, ela é composta e dirigida para que os ouvintes possam sentir e pegar todos os seus sentidos. Seus sons têm o poder de penetrar a alma, a sua riqueza prodigiosa pode sentir com milhas diferentes tonalidades. Ele convida os ouvintes para propecção, escutando e saboreando a música.

Se voce deseja conhecer este aspecto cultural e estar em contato com outras culturas, o rádio de ondas curtas ainda é uma opção interessante.

Radio Med1 Marrocos - África 9.575 kHz
Página da Radio Med 1 que contém belo acerto de músicas árabes

Para se ter uma idéia da programação musical da Radio Med 1 segue uma lista extraída da página da emissora que descreve a preferência musical dos ouvintes no intervalo de uma semana. Observem que são reproduzidas músicas em diversos idiomas, como inglês, árabe, francês e outros o que torna a programação musical da Med 1 muito interessante.

Radio Med 1 Marrocos África

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.