O Rádio de Ondas Curtas Continua Vivo

HFCC Org

HFCC, também conhecido como Conferência de Co-Coordenação de Alta Freqüência, anteriormente Comitê de Co-Coordenação, é um grupo ativo em informal coordenação de canais de freqüência usadas em transmissões de rádio em ondas curtas. O grupo coordena o agendamento de transmissões de aproximadamente 60 organizações de mais de 30 países. Eles representam em torno de 75% da produção mundial de programas de rádio em ondas curtas.

O principal objetivo do HFCC é prover a representação e serviços para a promoção do uso eficiente e econômico do espectro de rádio de ondas curtas, e melhoras da recepção de rádio de transmissões de programas em ondas curtas ao redor do mundo.

Encontros regulares sazonais pertencem as principais atividades que ajudam a atingir os objetivos do HFCC. O HFCC coordena duas agendas anualmente: A agenda “A” corresponde ao período do verão no hemisfério Norte, e o “B” ao período de inverno com as datas da mudança nos relógios da Europa.

Os países que participam da HFCC também são signatários do ITU, e a BBC de Londres, por exemplo, participa ativamente dos encontros do HFCC.

No encontro em 2007, a BBC divulgou um material muito interessante a respeito das ondas curtas, em particular, uma defesa deste importante meio de comunicação, com alguns argumentos atuais e favoráveis as ondas curtas, e algumas estatísticas muito interessantes sobre a ampliação da audiência que vem ocorrendo desde 2006.

O arquivo está em formato PDF e em inglês, e vale conferir a mensagem da BBC de Londres ao HFCC.

BBC

Adobe PDF



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.