Shack remoto em Marica, próximo a lagoa – Kit DX

Uma pausa para recarregar as baterias após semanas muito exaustivas. No shack remoto, além de caminhadas ecológicas no entorno da Lagoa e afazeres domésticos, a pratica da pesquisa de sinais de radio frequência desde ondas longas até altas frequências.

Com o aumento da atividade solar, nos aproximamos rapidamento do ponto conhecido como “máximo solar” previsto para o ano de 2013. Nessa ocasião, a propagação ionosférica se altera radicalmente, favorecendo as altas frequências em transmissões de longa distância.

Shack em Marica, Rio de Janeiro - Região dos Lagos

O uso da antena Loop para onda média e um rádio portátil de qualidade já é o suficiente para se captar sinais transoceânicos, e através da sua diretividade é possivel se explorar o dial e se encontrar emissoras regionais mais próximas Brasil afora.

E uma antena unifilar – um fio de comprimento adequado com a faixa de frequência que se desejar trabalhar – bem esticada com acoplamento direto na entrada do receptor ou através de balun, é a receita de boas captações e observação das condições de propagação ao longo do período que se faz a pesquisa.

Sangean ATS-909X

Um receptor muito atual e interessante é o Sangean ATS-909X que apresenta desempenho excelente em ondas curtas. Com esse rádio e uma antena bem esticada longe de fontes de interferência e ruído elétrico, pode-se fazer ótimas captações.

Compondo o Kit DX, recomendo pelo menos dois receptores, um que seja melhor em onda média, como o Sony ICF-2010, e outro para onda curta como o Sangean ATS-909 que aceita antena externa muito bem.

Gravador, podendo ser analógico de fita magnética tradicional ou digital que grava em formato MP3, um caderno para anotação de logs – registros das frequências, horários, emissoras, idiomas e conteúdo da mensagem sintonizada – antenas loop para onda média, podendo se de quadro ou de núcleo de ferrite, e unifilares com ou seu balun de acomplamento para onda tropical e onda curta, completam o Kit Dx.

Uma ferramenta útil são as publicações especializadas como o tradicional WRTH que é o maior catálogo de emissoras ao longo do mundo, com informações sobre endereços, frequências, idiomas transmitidos e muitas outras informações úteis para auxiliar na identificação das emissões.

Ultimamente uma boa opção é a lista de emissoras EIBI de radioescutas da Alemanha, que compilam e publicam gratuitamente em formato .CSV (planilha eletrônica) e que contem informações preciosas e atualizadas conforme o período de emissões anual.

E lógico, na tranquilidade de seu shack, um bom charuto cubano, um energético para acompanhar os momentos de caçada no rádio, são indispensáveis.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX. Bookmark the permalink.