KOL Israel contra o Demônio da Pérsia

A emissora estatal de Israel transmitia através das ondas do radio programas em diversos idiomas para todo o mundo, mas em 2008, uma onda de corte de gastos publicos, assim alega a emissora, cortou a verba para a radiodifusão internacional.

Como regra, o serviço estrangeiro é dsponibilizado através da Internet no site oficial da emissora.

KOL ISRAEL SHORTWAVE
Site oficial da KOL Isral que disponibiliza os áudios do serviço estrangeiro pela Internet

A única transmissão de radio em ondas curtas que permaneceu no ar foi a programação direcionada para o Iran, no idioma Farsi.

O Iran, denominado pelo ex-presidente dos EUA como integrante do “Eixo do mal”, é uma peça chave na estabilidade política da região e o clima belicoso entre os três paises – notadamente Israel e Iran e os EUA – incentiva a manutenção das emissões de radio em ondas curtas.

Presidente do Irã, Ahmadinejad
Presidente do Irã, Ahmadinejad considerado um demônio para algumas nações ocidentais incluindo Israel

Os três países em questão continuam investindo nas ondas curtas como meio de comunicação de massa – radiodifusão internacional – devido as suas características intrinsecas : longo alcance, dificil censura, baixo custo operacional, impossível rastrear quem está recebendo as mensagens (diferente do que acontece na Internet) e pela facilidade para recepção dos sinais (apenas um receptor de rádio é necessário, nada mais, ao contrário do que acontece na Internet.

A emissão da Radio KOL Israel pode ser captada no Rio de Janeiro com facilidade através de um radio portátil Sangean 909x e uma anterna unifilar de 5 metros, com sinal muito bom.

A recepção da KOL Israel, transmissão na frequencia de 15.760k kHz as 14;15 UTC, estava excelente, e podemos observar diversas referências a “Sadam”, “islamita” e “terroristi” durante a programação.

KOL Israel
Trecho do audio da emissão em Farsi da KOL Israel dirigida para o Irã

O radio usado foi o Sangean 909x com antena unfiliar de 7 metros e a frequencia sintonizada foi de 15760 kHz.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX. Bookmark the permalink.