Estação Horária da Marinha Americana – NIST Station WWV

A estação horária WWV mantida pela Marinha dos EUA transmite 24 horas por dia sinais horários e boletins de alerta geofísicos e seus sinais costumam chegar bem no Brasil em algumas frequências, notadamente 10 MHz no fim da tarde e noite, 5 MHz quando a propagação está favorável já avançado na noite, 15 MHz durante o dia em algumas épocas do ano, e raramente em 20 MHz.

Com a aproximação do máximo solar prevista para o ano de 2013 e também com o aumento da atividade solar, a ionosfera tem se comportado de forma bem diferente do que temos observado ao longo dos últimos anos, quando a propagação se manteve fechada e irregular em diversas faixas de frequências.

Normalmente, a propagação das altas frequências costuma ficar aberta durante o dia, e a noite se desvanece, porém, ultimamente as frequências acima de 15 MHz tem apresentado excelentes aberturar durante a noite inteira, o que evidencia mudança no comportamento da ionosfera.

A WWV em 20 MHz em tese deveria ser recebida durante o dia, porém, na noite de sábado foi possivel sintonizá-la no Rio de Janeiro com sinal regular, apesar de haver um ruído atmosférica acompanhando a transmissão.

A estação WWV transmite sinal horário sincronizado com relógio atômico do instituto NIST do governo americano, e está localizada em Boulder, Colorado, e utiliza diversas frequências, onde podemos usá-las como radio farol e mapear de forma simples as aberturas de propagação para o Norte, conforme a recepção de seus sinais.

NIST Station WWV

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX. Bookmark the permalink.