Perseus SDR Network: Radioescuta e DX global através da Internet

Uma dica interessante para quem desejar explorar sinais de rádio sem montar sua própria estação de escuta, é fazer o download do software do SDR Perseus, em sua versão client e se conectar na rede e acessar receptores Perseus online ativos ao redor do mundo.

Durante uma mini dxcamp no sitio do Rocco em Maricá, aproveitamos a oportunidade para comparar a recepção de determinadas estações em diversas localidades ao redor do mundo – notadamente em shacks europeus – com os sinais recebidos no sítio.

E localmente, usamos um Kenwood R5000 modificado, para fazer a experiência da comparação de recepção entre localidades tão distantes.

Usamos antenas super loops de 100 metros de comprimento e 15 metros de altura aproximadamente, com resistor terminador para conferir diretividade, e acoplamento via balun 16:1 em cabo coaxial até o receptor.

Com o azimute da antena e o lóbulo principal apontado para nordeste, a intenção era atenuar ao máximo as emissoras da Argentina que costumam chegar com sinal quase local aqui no Rio.

Assim, pode-se explorar a x-band sem a interferências das transmissões piratas oriundas da Argentina que seguem os moldes das estações brasileiras que se proliferam em razão geométrica a “la Davi Miranda”.

A gravação é de um extrato da recepção de Porto Rico 1.660 kHz (“la gigante” – é uma rede de FM e AM que faz relay de 91.7 MHz na x-band e que pelo que pude ouvir, foca em politica na sua programação) com sinal limpinho na Finlandia e igualmente com ruído zero no QTH do Rocco.

Para quem conhece a Região dos Lagos, o QTH fica justamente no vale formado pelos dois morros em Ponta Negra, que têm que ser contornados para se acessar a praia de Jaconé.

Zero ruido elétrico, zero ruído de funk, pagode, samba e outras pragas, zero televisão e zero civilização em um raio de aproximadamente 3,5 km.

Uma experiência realmente surpreendente. O ruido é literalmente zero, pois os únicos sons que se captam são de animais e insetos, e arrisca-se a ouvir o próprio coração batendo 🙂 no meio da mata atlântica virgem.

Mesmo distante aproximadamente 4 Km do oceano aberto, existe o efeito mar no sitio, pois as emissoras do sul do Brasil desde Paraná até Porto Alegre, passando por Florianópolis são captadas durante o dia com um rádio portátil de qualidade com seu próprio ferrite interno.

Vale registrar que a propagação das ondas tropicais estava abertas para o norte, e inclusive com sinal fraco porém legível captamos a emissora de Limeira em São Paulo na faixa de 120 metros, em 2380 kHz.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Hardcore DX. Bookmark the permalink.