Ondas Tropicais – O que sintonizar ?

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

Boa noite, meu nome é Sarmento Campos e falo do escritório do DX Clube do Brasil no Rio de Janeiro, e estamos aqui neste espaço para falarmos sobre aspectos técnicos da prática da sintonia de emissoras de ondas curtas, em especial, de emissoras muito distantes, sendo esta a prática conhecida como DX, da sigla original em inglês, que significa distante e desconhecido.

Você que está ligado no programa Sexta Aula da Maria Eli, poderá acompanhar aqui informações muito variadas a respeito do rádio de ondas curtas, não só aspectos técnicos, mas também culturais.

E no programa de hoje, você irá viajar no tempo no Momento Cultural produzido e apresentado por Adalberto Marques de Azevedo de Barbacena em Minas gerais.

Hoje, continuarei abordando uma das mais interessantes faixas das ondas curtas, que são as chamadas ondas tropicais, as quais a Guarujá Paulista está presente, além dos 1550 khz nas ondas médias.

No programa passado, apresentado por Adalberto Marques, falamos brevemente do histórico da definição do espectro do rádio, e a denominação das ondas tropicais.

O ITU, Internation Telecomunication Union, que é a entidade que regulamenta mundialmente o uso do espectro de rádio, definiu geograficamente nosso planeta em três regiões distintas, sendo que o Brasil está compreendido na Região 2 que basicamente agrega o continente americano e a Groenlândia.

Na região 2, foi definido que entre os trópicos de capricórnio e de câncer, está a região tropical, que é uma faixa próxima a linha do equador. E para esta faixa geográfica, foi convencionado o uso da banda tropical como a faixa de freqüências entre 3200 khz a 5060 khz, respectivamente a faixa de 90 e 60 metros, que é inclusive regulamentado pela Anatel.

A Anatel, que é o órgão federal que tem a missão de regulamentar as telecomunicações no Brasil, segue as recomendações do ITU para a organização do espectro de radio, e prove toda a legislação e normas técnicas de uso das ondas tropicais para a radio difusão regional.

As ondas tropicais foram dedicadas à radiodifusão regional, e normalmente, são utilizadas por emissoras que tem por publico alvo durante o dia, um raio de algumas centenas de quilômetros no máximo. Porém durante a noite, o sinal pode alcançar milhares de quilômetros, iluminando inclusive outros continentes.

Próximo a linha do equador, faixa de freqüências está sujeita a ruídos atmosféricas o que torna estas faixas de 90 a 60 metros apropriadas para alcances regionais.

No Brasil, diversas emissoras transmitem em ondas tropicais, e durante o por do sol e nascer do sol, e em algumas épocas do ano, podemos aqui na região sul do nosso Brasil continental sintonizar emissoras do extremo norte, como a Radio Difusora Acreana entre outras.

As ondas tropicais representam um importante aspecto da prática do DX, pois nesta faixa podemos encontrar emissões de diversos paises da América do Sul, e também de outros continentes como África e Ásia.

Alem das transmissões regionais em ondas curtas, podemos ouvir emissoras internacionais localizadas nas outras regiões definidas da ITU que direcionam suas emissões para outros paises, e que são facilmente captadas aqui no Brasil.

Nas ondas tropicais, podemos ouvir programas regionais dos paises andinos, transmitindo musicas típicas, aspectos culturais diversos, incluindo programação dedicada aos camponeses, levando informação de acontecimentos locais e até dialetos como por exemplo o Quíchua, levado ao ar por algumas emissoras no Peru e até no Equador.

Para você que gosta de explorar o dial do rádio, as ondas tropicais representam um grande desafio, devido as características de propagação das ondas que sofrem influencia da época do ano, e até da hora do dia ou da noite, que determinam que emissoras regionais podem ser ouvidas aqui no Brasil.

Bem, este era o tema de hoje do segmento Conheça as Ondas Curtas.

Para você que acompanha nosso programa, estaremos trazendo nas próximas edições tudo o que aconteceu no ultimo encontro de radioescutas e aficionados por rádio, ocorrido em Cananéia no litoral Sul de São Paulo.

Neste programa, você já terá uma amostra, do que foi sintonizado neste ultimo fim de semana, e que nos foi enviado por Samuel Cássio da cidade de São Carlos.

Se você deseja conhecer um pouco mais de nossa atividade, escreva para nós :

DX Clube do Brasil

dxcb@mandic.com.br


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.