Dedicando tempo ao dexismo

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Boa noite, meu nome é Sarmento Campos e estamos iniciando mais um programa Nas Ondas Curtas da Guarujá, que é dedicado ao hobby da sintonia de rádio em ondas curtas.

Neste programa, falamos sobre tudo o que acontece de relevante na radio difusão internacional em ondas curtas, aspectos técnicos e culturais do radio, e alem de gravações de áudios de emissoras as mais exóticas e interessantes, também levamos até você entrevistas com pessoas que gostam deste importante meio de comunicação.

E hoje, ao invés de falar sobre algum aspecto técnico das ondas curtas, vou falar sobre um ponto importante para o desenvolvimento da pratica da sintonia de emissoras em onda curtas, que é o tempo que dedicamos ao rádio.

Muitas pessoas deixam de realizar atividades ligadas ao dexismo – que é a pratica da sintonia de emissoras distantes e até então desconhecidas – alegando “pura falta de tempo”.

Até que ponto isso é uma verdade? Será que você realmente nunca tem tempo para elaborar um relatório de recepção e mandar para a sua emissora preferida, de forma a receber um bonito cartão QSL ?

Naturalmente nos temos o costume de deixar as coisas para fazer depois. Só que no fim das contas, depois nós não fazemos nada.

Faz quanto tempo que você não bate aquele papo com o seu amigo dexista e radioescuta ? Ou melhor, será que você tem um amigo que é dexista?

Como já falamos em outras oportunidades um maior contato com outras pessoas que praticam o nosso hobby é primordial para o nosso desenvolvimento. Conhecemos pessoas que não se interessaram em conhecer novos amigos que também praticam o hobby alegando que não tem tempo livre suficiente.

Ha também pessoas que mesmo tendo a oportunidade de participar de encontros dexistas, pois moram próximo aos lugares onde eles ocorrem, nunca participaram de um.

Você pode pensar, e o que eu tenho a ver com isso?

Sua participação ativa ajuda a manter os clubes funcionando e captando mais sócios, como nós do DX Clube do Brasil. Essas pessoas novas, e você também, podem trazer novidades e fortalecer o grupo. Até os poucos programas dexistas que existem e as transmissões no nosso idioma se beneficiam destas atividades.

Eu mesmo recentemente, trabalhei em uma empresa e na minha equipe havia um aficcionado por rádios antigos, e em particular pelas ondas curtas, e eu mesmo, durante dois anos que trabalhamos juntos, não sabíamos desta atividade em comum.

Somente recente é que este meu amigo ao procurar informações sobre dxismo na Internet, conheceu minha pagina e me telefonou de imediato, muito surpreso por saber que eu não só gosto de ouvir radio de ondas curtas, como também, colaboro com a produção de programas de rádio.

Naturalmente, arrebatei mais um seguidor para nosso grupo, não só participando de nossa lista de discussão na Internet, que é o maior fórum de discussão sobre radio em nosso idioma, como também, já tenho mais um companheiro para fazer dxpeditions, a caça de boas sintonias.

Por isso, já se diz há muito tempo que a união faz a força. Junte-se as pessoas que praticam o hobby de ouvir radio de ondas curtas e não deixe passar as oportunidades.

Programe visitas a amigos dexistas que moram perto de sua cidade. Com certeza você descobrirá que tem mais pontos em comum com essas pessoas, além do gosto pelo rádio.

Caso queira manter contato com outros dexistas e radioescutas, o programa Nas Ondas Curtas da Guarujá está aqui à disposição para auxiliar esta colaboração para o seu desenvolvimento no hobby.

Envie sua carta para Adalberto Marques de Azevedo,

Se preferir, acesse a página www.ondascurtas.com

Prestigie a Radio Guarujá Paulista, que proporciona este espaço único no dial brasileiro, em uma emissora comercial e de grande audiência não só na baixada santista, mas agora, através das ondas curtas, alcança outros estados do Brasil, e até já é conhecida em diversos paises, aonde chegam os seus sinais.

Até o próximo encontro, e continue ligado no Radio Guarujá Paulista.

DX Clube do Brasil



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.