UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS ANTENAS

Neste artigo nossa atenção volta-se para as antenas, caso você queira saber mais sobre o assunto procure se orientar em bons livros técnicos ou trocar idéias com quem tem muita experiência com as mesmas.

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS ANTENAS

Não quero neste comentário, dar fórmulas mágicas para instalar antenas, nem tão-pouco dar esquema de antena milagrosa que da um montão de decibeis na sua escuta. Quero apenas trocar algumas idéias com os amigos sobre minhas experiências e meu ponto de vista .

Uma antena é melhor do que nenhuma, e uma boa antena e melhor do que todas. Este era o comentário em uma revista de eletrônica de 1943. Já naquela época as antenas exerciam um certo fascínio nos técnicos , engenheiros, amadores, radioescutas, e em leigos .Confesso que, jamais vou encontrar a antena ideal, pois para mim a antena ideal é aquela que ainda não experimentei. Quem sabe uma Beverage ou uma Rhombica vai parar minha eterna busca pela antena ideal.

Pude ao longo dos anos encontrar técnicos, amadores e experimentadores que tinham um grande conhecimento nesta área, em contrapartida, ouvi as mais absurdas afirmações como as que se segue:

_É bom retirar o isolamento do fio da antena, pois o mesmo dificulta a entrada da radiofreqüência!

_Um milímetro a mais ou a menos em um dos lados de um dipolo descasa a antena!

_Não existe nada melhor para linha de alimentação do que o cabo torcido, mas se destorcer, o rendimento da antena cai 90%”

Nós que usamos a antena apenas na recepção, levamos a vantagem sobre aqueles que trabalham com transmissão, onde há necessidade de projetos envolvendo cálculos complicados. Mas nem pôr isso vamos montar uma antena gambiarrada, ou melhor, aquela caranguejola que fica dependurada dando uma péssima impressão.

Muitas vezes fiquei fascinado com algumas publicações em revistas de eletrônica montei muitas, que só me deram grande canseira nada mais.

Algumas tinham várias bobinas, e pedaços de fios dependurados formando uma verdadeira árvore de natal, e o pior é que seus idealizadores atribuíam a ela ganhos mirabolantes.

Muitas vezes uma antena de ferrite dá mais resultado que uma antena externa mal elaborada. O ideal seria que tivéssemos uma referencia de alguém que já montou a antena que estamos querendo instalar, mas na maioria das vezes temos que arriscar um olho pois é bem possível que vamos ficar um esperando o outro e adeus antena!

Em se falando de espaço, o melhor é estudar a melhor maneira de aproveitá-lo e use a sua criatividade. Jamais diga aquela máxima dos derrotados:

– “Lá em casa não tenho espaço para antena. Procure ler artigos sobre as comunicações na Segunda Grande Guerra Mundial, procure saber como a Resistência Francesa instalava os rádios e as antenas em cima de árvores, debaixo de telhados, pontes, usando as hélices de grandes moinhos e tudo isso era temporário, pois logo depois de uma transmissão toda estação tinha que ser rapidamente desativada pois caso fosse descoberta os operadores eram executados ali mesmo pelo soldados alemães.

Não quero dizer para copiar seus projetos, mas sim, mostrar que sua residência tem um lugarzinho para ela e é você que tem que descobrir. Em meu QTH uso um cano de três polegadas que sustenta uma V invertida pelo centro com 10 metros para cada lado.

Também é bom destacar o uso da antena ativa. Não tive bons resultados com a antena ativa, montei alguns circuitos, mas não deram resultados pois a mesma atenuava os sinais, pode ser erros no projeto ou na minha montagem.

Já na faixa de FM é mais fácil de realizarmos experiências, pois existe no comércio uma infinidade de modelos de antenas com os números de elementos que lhe convenha por preços acessíveis.

No mês de junho eu e o amigo Andersom Assis, aqui de Itaúna, realizamos alguns testes no alto da serra do empanturrado com uma antena de oito elementos e verificamos que este número de elementos ainda é baixo para uma boa experiência nesta faixa, em grandes altitudes. O ideal é que tenhamos uma antena com um número bem acentuado de elementos para ficar muito diretiva e que discrimine bem os sinais que venham pelas costas.

Há alguns anos atras quando direcionávamos uma antena do alto de um morro em uma dada direção era comum recebermos sinais fracos de emissoras de FM distantes. Hoje esta cada vez mais difícil essa tarefa, pois o que se tem de emissoras piratas, comunitárias, e mesmo comerciais na banda é de encabular.

Caro amigo radioescuta ou dexista! Monte a sua antena da forma mais adequada, mesmo que você more no meio de um prédio de 20 andares, e teste seu rendimento seja qual for o resultado envie suas informações para o DXCB queremos saber mais sobre as experiências dos colegas. Caso sua antena lhe deu uma enorme decepção, não se preocupe, monte outra, que sabe a outra será melhor!

Wilson Rodrigues

DX Clube do Brasil



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.