Magnetismo

Magnetismo é um fenômeno através dos quais os materiais apresentam propriedades de atração ou repulsão sobre outros materiais.

Alguns materiais bem conhecidos que exibem propriedades magnéticas são: ferro, alguns tipos de aço e os minerais que ocorrem naturalmente como o ímã. Na realidade todos os materiais são influenciados por um grau ou outro na presença de um campo magnético, mesmo em alguns casos a influência é muito pequena para detectar sem equipamentos especiais.

Forças magnéticas são forças fundamentais que se elevam devido aos movimentos de particulas carregadas eletricamente. A origem e comportamento destas forças são descritos pelas famosas equações de Maxwell.

Para o caso da corrente elétrica se movendo através de um fio, a força resultante é direcionada conforme a “regra da mão direita”. Se o polegar da mão direita aponta ao longo do fio a partir do positivo para frennte do lado negativo, as forças magnéticas irão atravessar através do fio na direção indicada pelos dedos da mão direita. Se um laço (loop) é formado, de tal forma que as patículas carrregadas em um círculo então todas as forças no centro do laço são direcionadas à mesma direção.

O resultado é chamado de dipolo magnético. Quando posicionado em um campo magnético, um dipolo magnético tenderá a se alinhar com este campo. Para o caso de um laço, se os dedos da mão direita são direcionados na direção do fluxo da corrente, o polegar irá apontar para a direção correspondente ao polo Norte do dipolo. No campo magnético da Terra o polo Norte do dipolo irá tender a apontar para o Norte.

Dipolos magnéticos ou momentos magnéticos podem geralmente resultar em movimento de electrons devido a escala atômica. Cada eléctron apresenta momento magnético que se origina de duas fontes. A primeira é o movimento orbital dos eléctrons ao redor do núcleo. Em um sentido este movimento pode ser considerado um laço (loop), resultando em um momento magnético ao longo do seu eixo de rotação. A segunda fonte do momento eletromagnético é devido a propriedade de macânica quântica denominado spin.

Em um átomo o momento magnético orbital de alguns pares de eléctrons se cancelam mutuamente. O mesmo é verdade para os momentos magnéticos do spin. O momento magnético geral do átomo é a soma de todos os momentos magnéticos dos eléctrons individuais, totalizando para o cancelamento dos momentos entre eléctrons apropriadamente emparelhados.

As propriedades magnéticas dos materiais são em grande parte determinadas pela natureza e magnetude dos momentos magnéticos atômicos.

Diversas formas de comporamento magnético são observados incluindo:

    Diamagnetismo
    Paramagnetismo
    Ferromagnetismo
    Antiferromagnetismo
    Ferrimagnetismo
    Superparamagnetismo

As aplicações práticas do magnetismo permeiam toda a nossa atual civilização, desde as telecomunicações até aos meios de transporte modernos, como os famos trens suspensos devido ao magnetismo.

Os trens eletromagnéticos (Maglev) usam a propulsão magnética para viajar em altas velocidades e os fluidos magnéticos ajudam a abastecer os motores de foguetes com combustível. O campo magnético da Terra, chamado de magnetosfera, a protege do vento solar.

Trem movido a propulsão eletromagnética
Um trem Transrapid em Emsland, teste da Alemanha



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Telecomunicações. Bookmark the permalink.