Irã : O “Eixo do Mal” nas Ondas Curtas do Rádio

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

No momento cultural desta semana, vamos falar sobre um importante país que tem sido noticia em destaque na mídia nos últimos tempos.

Próximo ao Iraque, este país é um dos berços da nossa civilização, com uma história que remonta a milhares de anos, e hoje, é citado pelos Estados Unidos, como um dos integrantes do eixo do mal, junto com a Coréia e o Iraque.

Estamos falando do Irã, um importante país do Oriente Médio, e que hoje é um alvo potencial dos Estados Unidos, segundo alguns analistas internacionais.

Radio República Islâmica do Irã

O Irã, também marca presença nas transmissões em ondas curtas, inclusive com uma programação dirigida para a América do Sul, e que podem ser facilmente captadas aqui no Brasil.

Com uma população próxima a 70 milhões, e tendo como idioma oficial o persa, o Irã é um pais islâmico.

A região que corresponde ao atual Irã abrigou diversos povos e Estados na Antiguidade, com destaque para o Império Persa, que foi fundado no ano de 539 a.C., por Ciro, o Grande.

A conquista árabe, ocorreu no ano 642, e marcou a conversão de seus habitantes ao islamismo. O zoroastrismo, a então religião tradicional persa, foi reprimida e seus últimos praticantes acabaram fugindo para a Índia. E nesta época, foi adotado o alfabeto arábico, mas o idioma persa se mantém até hoje.

O país foi invadido pelos turcos no século XI e pelos mongóis no XIII. Tendo recuperado a independência no século XVI foi governado por várias dinastias. No século XIX entretanto, se tornou alvo de disputa entre o Reino Unido e a Rússia, que dividiram o território em áreas de influência em 1907.

Os britânicos exploram o petróleo, que foi descoberto em 1908. O marco do período moderno foi o golpe de Estado de 1921, em que o general Reza Khan derrubou o último sultão Kajar, que foi coroado xá em 1926 com o nome de Reza Pahlevi.

Um decreto real, em 1935, mudou o nome do país de Pérsia para Irã. E no ano de 1941, durante a II Guerra Mundial, o Irã foi ocupado por britânicos e soviéticos. O xá, simpático ao nazismo, abdica em favor do filho, Mohammad Reza Pahlevi. E os últimos soldados soviéticos deixaram a nação em 1946.

Em 1951, o primeiro-ministro, Mohammad Mussadeq, nacionalizou as companhias petrolíferas estrangeiras, quase todas britânicas, e entrou em confronto com o xá Reza Pahlevi, que abandonou o Irã.

Os governos ocidentais organizaram boicote ao petróleo iraniano, enquanto a União Soviética apoiou o país e começou a comprar seu petróleo. A crise atingiu o auge em agosto de 1953, quando Mussadeq foi deposto por um golpe militar conduzido com a ajuda do Reino Unido e dos Estados Unidos (EUA).

O xá Reza Pahlevi retornou ao Irã e assumiu poderes ditatoriais e o primeiro-ministro Mussadeq foi preso.

Este golpe do militar interrompeu o movimento nacionalista no Irã e implementou uma ditadura que durou mais de 25 anos.

Em 1978, a crise econômica e a ampla corrupção fizeram crescer a oposição ao regime ditatorial do xá. As correntes oposicionistas, uniram-se sob a liderança do aiatolá Ruhollah Khomeini, até então exilado na França.

O governo não conseguiu controlar a insurreição, e, em janeiro de 1979, o xá Reza Pahlevi fugiu do país, e as Forças Armadas aderiram aos revoltosos.

Khomeini regressou triunfalmente ao Irã, em fevereiro, e, dez dias depois, assumiu o poder, com a renúncia do primeiro ministro.

Em 1º de abril, o Irã foi declarado oficialmente uma república islâmica, cuja autoridade suprema é o chefe religioso aiatolá, posto ocupado por Khomeini.

Esta revolução islâmica, culminou em uma crise com os Estados Unidos.

Em novembro de 1979, um grupo de militantes islâmicos ocupou a Embaixada dos EUA em Teerã e tomou 66 norte-americanos como reféns. O governo iraniano apoiou a ocupação da embaixada e faz várias exigências, entre as quais a extradição do xá Reza Pahlevi, que estava asilado nos Estados Unidos.

O impasse não se resolveu nem com a morte de Reza Pahlevi, em julho, no Egito. Os últimos reféns foram libertados somente em janeiro de 1981, mais de um ano após a invasão da embaixada.

Nessa época, o país já enfrentava a guerra com o Iraque, iniciada em 1980, quando tropas iraquianas ocuparam áreas em litígio às margens do rio Shatt Al-Arab.

O conflito, que devastava as duas nações, terminou apenas em 1988, e as fronteiras permaneceram inalteradas. Estima-se que tenham morrido aproximadamente 400 mil iranianos e 300 mil iraquianos numa guerra que enfraqueceu ambas as nações.

A tensão entre os Estados Unidos e o Irã, aumentou a partir de janeiro de 2002, após a invasão do Iraque pelos próprios s Estados Unidos.

Nesta época, o presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que o Irã forma um “eixo do mal” com a Coréia do Norte e o Iraque, e acusou o Irã de desenvolver armas de destruição em massa e de patrocinar o terrorismo.

A crise entre dois países se agravou ao ser anunciado, em julho, um acordo com a Federação Russa para a construção do primeiro reator nuclear iraniano. Washington acusou Teerã de adquirir tecnologia para fabricar armas nucleares, mas as autoridades iranianas afirmaram que a usina irá produzir somente energia elétrica.

E em fevereiro de 2003, o Irã anunciou a descoberta de importantes reservas de urânio. Em junho, o governo rejeitou a decisão da Agência Internacional de Energia Nuclear de submeter o programa nuclear do país a rigoroso controle internacional.

Para conhecer mais sobre a historia, cultura, acontecimentos atuais e a posição do governo do Irã, uma excelente opção é através das ondas curtas do rádio.

A Rádio Voz da Republica Islâmica do Irã transmite para a América do Sul no idioma espanhol a partir das 0130 no Tempo Universal Coordenado, nas freqüências de 9555 khz e 9905 khz na faixa de 31 metros.

O endereço para correspondência é “Programa em Espanhol” PO Box 19395 N. 6767 Teerã Irã

A emissora também está presente na Internet através do endereço :

www.irib.com/worldservice/spanish

E não se esqueça de enviar sua carta ou email para a Rádio Guarujá Paulista, fazendo suas sugestões sobre temas relacionados ao rádio de ondas curtas, que você gostaria que comentássemos no ar.

Ouça na íntegra o áudio deste Momento Cultural que foi levado ao ar em dezembro de 2004

Ouça este programa levado ao ar pela Rádio Guarujá Paulista


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.