Estações de Rádio – Utilitárias

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

Boa noite amigo ouvinte do programa Nas Ondas Curtas da Guarujá. Meu nome é Sarmento Campos, e falo da cidade do Rio de Janeiro especial para a Guarujá Paulista.

Hoje, vamos falar um pouco sobre alguns sinais que fatalmente você que sintoniza emissoras em ondas curtas já deve ter ouvido como este sinal por exemplo :

Sinal de identificação da emissora utilitária em 400 kHz transmitindo em código morse

Como voce já percebeu, as ondas curtas são realmente importantes, não só para as emissoras regionais e internacionais, como também, para diversos aspectos da navegação aérea, marítima, comunicação entre as aeronaves e as torres de controle, fonia de navios mercantes, estações meteorológicas, e até, acreditem, para emissoras de redes de espionagem.

Afinal, quem não se lembra dos filmes do agente 007 com Sean Connery representando James Bond, abrindo uma maleta, ligando um receptor de ondas curtas, e ouvindo transmissões cifradas ?

É impressionante como existem diversos tipos de emissões encontradas nas ondas curtas, e hoje vamos falar um pouco sobre um determinado tipo de estação que são as utilitárias.

As utilitárias são todas aquelas estações que não são nem de radiodifusão nem de radioamadores. Basicamente dividem-se em dois grupos, Serviço móvel e Serviço marítimo. No primeiro grupo se encontram todas as estações móveis terrestres, barcos, aeronaves, veículos espaciais etc. E seus respectivos correspondentes terrestres.

No segundo grupo encontraremos os sistemas de radio navegação, as emissoras de freqüência padrão e sinais horário, as meteorológicas, as de informação geofísica e as de ponto a ponto.

São muitos os dexistas e radio aficionados que depois de explorar suas respectivas bandas se apaixonam pelas utilitárias, e, além de enviar informes de recepção para obter cartões QSL, as utilizam para determinar na prática como estão as condições de propagação para determinada região do globo e faixa de freqüência.

Apesar da prática do Dx utilitário ocorrer em um amplo espectro de freqüências, as faixas de maior interesse aqui reportadas compreendem LF até HF ( 150kHz até 30MHz ).

Um tipo de emissora utilitária, são os Faróis de Navegação – mais conhecidos como NDB.

É a estação de rádio transmissora, cuja finalidade específica é a navegação, utilizando o sistema de irradiação de ondas não direcionais de onde provém o seu nome NDB ( Non Directional Beacon ). O NDB transmite geralmente em ondas de baixa freqüência, operando na faixa de 200 a 500 kHz e 1620 a 1800 kHz, emite sua identificação periodicamente em curtos intervalos de tempo, informando seu prefixo em código Morse. Os NDBs normalmente estão em operação na faixa de freqüência das Ondas Longas, e seu alcance típico é em torno de 100 milhas.

Estas estações são utilizadas como auxilio à navegação, através do recebimento e identificação destes sinais, pelos instrumentos embarcados nas aeronaves.

O sinal que você ouvira a seguir é emitido em 400 kHz, pouco abaixo das ondas médias, por uma estação da aeronáutica aqui no Rio de Janeiro no município de Duque de Caxias.

Sinal de identificação da emissora utilitária em 400 kHz transmitindo em código morse

Dentro da categoria de estações utilitárias, estão as estações de horário padrão, que transmitem através de sinais ou áudio, a hora exata no Tempo Universal Coordenado.

Algumas estações como a WWV dos Estados Unidos e a CHU do Canadá, transmitem de hora em hora índices referentes às condições solares e do campo magnético da Terra, com os quais podemos avaliar as condições de propagação das Ondas Curtas, o que auxilia no estudo e predição das melhores freqüências.

Vamos ouvir agora, a estação CHU do Canadá, transmitindo na freqüência de 14670 kHz, que pode ser captada aqui no Brasil facilmente.

Ouça trecho do sinal horário da Rádio CHU do Canadá
Ouça trecho do sinal horário da Rádio CHU do Canadá

Outra emissora utilitária que transmite sinais horário, é a RWM da Rússia, que transmite em 4996, 9996 e 14996 kHz. Estas estações por sua precisão nas transmissões também são utilizadas como referência para ajustes de receptores.

Abaixo, o trecho de identificação em código morse da RWM em 14.996 kHz em modo CW.

Sinais da estação utilitária RWM transmitindo da Rússia
Sinais da estação utilitária RWM transmitindo da Rússia

Outros tipos de sinais, como transmissão de fax, até por agencias de noticias, alem da marinha que transmite mapas e informações importantes a navegação, só podem ser decodificados através de programas de computador.

Bem, este foi um passeio por alguns tipos de emissões que encontramos nas ondas curtas, mostrando um pouco da importância deste meio de comunicação, para a sociedade, e que também representa um grande auxilio a sintonia de emissoras de radiodifusão regional e internacional.


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Telecomunicações. Bookmark the permalink.