RADIO REBELDE – de Cuba para o Mundo em Ondas Curtas

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

No Momento Cultural, iremos conhecer uma emissora em ondas curtas, que apesar de não realizar transmissões internacionais, o seu sinal pode ser captado aqui no Brasil e possui uma historia muito ligada a uma revolução que alterou o mapa geopolítico das Américas.

Iremos falar sobre a Radio Rebelde de Cuba.

Radio Rebelde

Na semana passada, falamos um pouco sobre a historia recente de Cuba e da Radio Havana Cuba, e hoje, continuando este tema, vamos falar da Radio Rebelde.

O objetivo de nossa viagem através dos paises e alguns fatos históricos relacionados ao rádio, é mostrar a importância deste meio de comunicação, ainda tão presente nos dias atuais. Para nós, não está em questão o mérito dos eventos relacionados ao radio, neste caso como um instrumento de movimentos políticos, mas sim o seu aspecto cultural e sua origem e presença nas ondas curtas até os dias de hoje.

Como podemos observar, o radio de ondas curtas está diretamente ligado a historia recente de muitos países, não só como ferramenta de divulgação da cultura e historia de diferentes povos, como também como instrumento de divulgação de ideologias, grupos políticos e até como instrumento de apoio em revoluções que acabam alterando o rumo da historia dos paises.

Antes de falarmos sobre a Radio Rebelde, vamos ouvir um trecho de abertura de sua programação no idioma oficial de Cuba, que é o espanhol, captada aqui no Brasil nas ondas tropicais de 5025 khz, bem próximo as 5045 kHz da Guarujá Paulista .

Ouça a abertura do programa da Radio Rebelde desde Cuba
Abertura da Rádio Rebelde desde Cuba

A Radio Rebelde foi fundada em 24 de fevereiro de 1958 por Ernesto Guevara, na Sierra Maestra, na província mais oriental de Cuba. A Radio Rebelde surgiu como uma emissora clandestina, onde foi construída e operada por então quatro pessoas, sob o comando de Che Guevara.

Segundo relato de Ricardo Martinez, um dos fundadores da emissora, era transmitido parte dos combates, das ações da luta clandestina, denunciava-se os crimes da ditadura em vigor, e se difundia os discursos dos dirigentes da revolução e outras orientações a população. Segundo histórico da própria emissora, um dos princípios fundamentais do trabalho desenvolvido, foi a divulgação da verdade dos fatos, que constituía então a base da credibilidade do grupo até então considerado rebelde.

Posteriormente, Fidel Castro teve a idéia de incluir um espaço musical como o chamado Quinteto Rebelde, que era um grupo de jovens que animava festas de camponeses.

No dia 31 de dezembro de 1958, por ordem do então comandante em chefe Fidel Castro, a planta transmissora da Radio Rebelde foi transferida para Palma Soriano e levou ao ar em primeiro de janeiro de 1959, uma locução do próprio Fidel Castro.

No final da guerra civil que culminou com a tomada de poder por Fidel Castro, cada coluna de rebeldes mantinha sua própria planta de radio, com 32 emissoras guerrilheiras que ao entrar em cadeia com a Radio Rebelde, formavam a Cadeia da Liberdade. Segundo discurso de Fidel Castro durante o 15. aniversario de fundação da emissora, a Radio Rebelde havia se convertido realmente no meio de divulgação massivo, com o que se comunicavam com a população e se chegou a converter em uma estação com grande audiência, de forma que foi um centro de comunicação militar muito importante, e também, um instrumento de divulgação massiva que teve um papel político de grande transcendência durante toda a guerra.

Atualmente, a Radio Rebelde esta situada no edifício do Instituto Cubano de Radio e Televisão e transmite durante as 24 horas do dia, uma programação informativa, com um representativo espaço de suas transmissões dedicadas a eventos esportivos nacionais e internacionais ao vivo ou com resenhas esportivas. O resto da programação comporta diversos noticiários ao vivo, com programas que denominam de radio-revistas.
Segundo informado no web site da emissora, a Radio Rebelde tem uma capacidade instalada de 891 kwatts total, que compreende 44 transmissores em FM cobrindo 98% do todo o país. E através das ondas curtas de 60 metros, na freqüência de 5025 kHz, sua programação percorre grande distancia.
Assim como a Radio Havana Cuba, a Radio Rebelde transmite seu áudio através da Internet, complementando assim as emissões em FM e onda curta.

Outro fato bastante curioso sobre a Radio Rebelde é o destaque para a pratica do DX, em sua pagina na Internet. No site da emissora, há um espaço reservado para a divulgação de temas como a propagação ionosferica, a confecção de informes de recepção, enfim, informações úteis para dxistas de todo o mundo. O espaço é mantido por Manolo de la Rosa, locutor e produtor da radio.

Não deixe de visitar a pagina da emissora em www.radiorebelde.com.cu e acesse o espaço dedicado ao DX.

Fique agora com mais um áudio da Radio Rebelde desde Cuba.

Ouça trecho da programação da Rádio Rebelde desde Cuba
Rádio Rebelde desde Cuba


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Radioescuta. Bookmark the permalink.