RADIO HAVANA CUBA para o Brasil e o Mundo

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

Neste Momento Cultural, iremos conhecer um pouco mais sobre uma emissora internacional em ondas curtas, que transmite também para o Brasil, e o seu sinal pode ser captado facilmente. Esta rádio possui uma historia muito ligada a uma importante revolução que alterou o mapa geopolítico das Américas.

Iremos falar sobre a Radio HAVANA que transmite desde Cuba.

Radio Havana Cuba

Cuba, que é a única nação comunista das Américas, está localizada na entrada do golfo do México, a apenas 170 quilômetros da costa dos Estados Unidos (EUA). O país atualmente vive uma séria crise econômica desde a desintegração da União Soviética (URSS), da qual era dependente, e agravado pelo embargo comercial imposto pelos Estados Unidos, por não ter ainda conseguido derrubar o seu presidente Fidel Castro.

Nos últimos anos, o governo cubano tem aberto a economia do país, ainda de forma limitada, e tem incentivado o turismo na tentativa de contornar a crise no setor açucareiro, que já havia sido a principal fonte de renda do país.

O território cubano inclui a ilha da Juventude, 1,6 mil ilhotas e a ilha de Cuba, a maior do arquipélago das Antilhas. A capital de Cuba é Havana que se situa na costa noroeste dessa ilha.

O relevo de Cuba é predominantemente plano, com uma pequena zona montanhosa no sudeste, onde está a Serra Maestra, de onde partiu a guerrilha liderada por Fidel Castro para derrubar o então ditador Fulgência Batista no ano de 1959.

O ex-sargento Fulgencio Batista tomou o poder em 1933, e governou até 1944, com apoio dos Estados Unidos. Em 1952, Batista liderou um golpe de Estado e estabeleceu uma ditadura. A repressão oficial levou rebeldes liderados por Fidel Castro a atacar, em 1953, o quartel de La Moncada. Depois de breve período de prisão e de um exílio no México, Fidel Castro retornou com um grupo rebelde, que se instalou na Serra Maestra e passou a combater a ditadura.

A luta chegou ao fim com a tomada de Havana, em 1º de janeiro de 1959. O novo governo promoveu a reforma agrária, nacionalizou as empresas e fuzilou alguns colaboradores de Batista.

Milhares de cubanos deixaram o país e se estabelecem na Flórida, sul dos EUA, onde passam a representar uma força política contrária ao governo de Fidel Castro. Os Estados Unidos e Cuba romperam relações em janeiro de 1961. A tensão cresce em abril, quando exilados cubanos treinados pela CIA, a agência central de inteligência dos EUA, desembarcam na baía dos Porcos, numa tentativa frustrada de derrubar o governo revolucionário de Fidel Castro.

Em dezembro de 1961, Fidel Castro anunciou a adesão do Estado cubano ao marxismo-leninismo. Os Estados Unidos decretaram em 1962 o bloqueio econômico e político a Cuba, que foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). Nesse mesmo ano, diante da descoberta dos planos de instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha, os Estados Unidos arriscaram-se num impasse que poderia ter conduzido a uma guerra nuclear, ao impor um bloqueio naval a Cuba.

Fidel Castro
O líder da revolução, Fidel Castro

A União Soviética recuou e retirou os mísseis da região. Em 1972, Cuba entrou no mercado comum do bloco comunista com tratamento preferencial, através da exportação de açúcar e importando petróleo a preços subsidiados.

O país obtém grandes progressos econômicos e sociais, especialmente em medicina, saúde pública e educação. A partir de então, o modelo socialista de educação e saúde implantado pela Revolução Cubana elevou o padrão de vida dos habitantes – hoje todos têm acesso gratuito a serviços de saúde e a taxa de analfabetismo é de apenas 3,6%.

Por causa da origem africana de grande parte da população, a cultura cubana possui vários elementos em comum com a brasileira, como o Carnaval e a santería, religião semelhante ao candomblé. Também é forte a influência espanhola – visível nos edifícios coloniais de Havana, considerados patrimônios da humanidade – e a norte-americana, representada pelo beisebol, considerado o esporte nacional.

Cuba está presente nas ondas curtas, através da Radio Havana Cuba, que nasceu no começo de 1961 como emissora radiofônica experimental de ondas curtas. Segundo o histórico informado pela própria emissora, seu papel na época foi levar ao mundo a informação verdadeira e oportuna sobre a invasão de Playa Giron, na Baia dos Porcos, acontecida em abril deste mesmo ano. A ação foi perpetrada por mercenários treinados pelos Estados Unidos, sendo retaliada em menos de 72 horas pelo povo cubano.
Ante o silencio das agencias internacionais de noticias em torno do ataque em 16 de abril de 1961 – ao falar no funeral das vitimas dos bombardeios contra vários aeroportos cubanos – o líder Fidel Castro disse:

“Por acaso acreditam que vão poder oculta-lo ao mundo? … Não… Cuba já tem uma emissora radiofônica que esta transmitindo para toda a América Latina, e isto esta sendo escutado por inúmeros irmãos da América Latina e do resto do mundo”.

Essa foi a carta de apresentação de Radio Havana Cuba.

Em Primeiro de Maio de 1961 foi inaugurada oficialmente a primeira emissora radiofônica oficial cubana de ondas curtas: Radio Havana Cuba.

Esta emissora surgiu como alternativa ante as agencias de noticias e emissoras internacionais, que segundo retratado pela própria emissora, trataram de deturpar o processo revolucionário iniciado em Cuba. Desde sua fundação, constituiu uma voz autenticamente cubana, dedicada a divulgar a realidade social, econômica e política deste país.
Ao longo de seus mais de 35 anos de existência, RHC cresceu, e hoje sua voz chega a todo o continente americano, Europa e Oriente Médio. Sua linguagem também se universalizou. Das duas horas de transmissão inicial em espanhol e inglês, atualmente transmite 30 horas diárias nesses dois idiomas, também em francês, português, creole, árabe, guarani e quetchua, alem de duas horas e meia semanais – aos domingos – em esperanto.

Sua programação diária em português para o Brasil pode ser ouvida através da freqüência de 17705 kHz, faixa de 16 metros, a partir das 2200 UTC e em 15230 khz, faixa de 19 metros, a partir das 23:00 UTC. As emissões para a Europa, vão ao ar na freqüência de 13660 kHz, faixa de 22 metros, a partir das 20:00 UTC.

Vamos ouvir agora o sinal de identificação da Radio Havana Cuba e a abertura de sua programação em inglês.

Ouça a abertura do programa em inglês da Rádio Havana Cuba
Abertura da Rádio Havana Cuba em Inglês

Este foi o Momento Cultural desta semana, falando sobre a Radio Havana Cuba.


About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.