Como obter cartões QSL das emissoras de rádio

Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista

Por Sarmento Campos

Estamos aqui neste espaço para falarmos sobre aspectos técnicos da prática da sintonia de emissoras de ondas curtas, em especial, de emissoras muito distantes, sendo esta a prática conhecida como DX, da sigla original em inglês, que significa distante e desconhecido.

E hoje vamos falar sobre um aspecto muito importante da escuta de emissoras em ondas curtas, que é o cartão QSL. Como sabemos, o QSL é normalmente um cartão com uma imagem associada a emissora ou até a algum aspecto cultural da região ou pais de origem, e por QSL, pode-se compreender até mesmo uma carta assinada por um representante da emissora, enviada ao ouvinte em resposta a um relatório conhecido como informe de recepção.

Por isso, seguem aqui algumas dicas muito interessantes de Carlos Felipe, um dos fundadores do DXCB e também um dos colaboradores deste programa, com suas tradicionais entrevistas.

Os QSLs são o resultado final de um grande esforço dexista. Primeiro há a necessidade da escuta, que nem sempre ocorre em condições fáceis. Depois o dexista tem que convencer o pessoal da emissora a confirmar a sua recepção. As grandes emissoras internacionais estão preparadas para atender essa solicitação. Normalmente confirmam com certa facilidade os relatórios de recepção, mas o mesmo não ocorre com as emissoras regionais.

O que podemos entender por emissoras regionais? São emissoras locais, que transmitem para uma determinada região, não tendo interesse de ser captada em outras regioes. Imagine você, dexista do Rio Grande do Sul informando a uma emissora do Pará sobre a sua escuta, você, certamente, não está na área tradicional de cobertura desta emissora. Sendo assim você deve lançar mão de artifícios para convencer a emissora a lhe confirmar a escuta.

Entenda que a emissora estará lhe prestando uma cortesia respondendo ao seu relatório de recepção. Assim sendo o correto é ser também cortês com a emissora. Isso não quer dizer que você tem que falar que “a sua emissora é muito bem sintonizada na minha região” se isso não for verdade. Seja real e autêntico.

O que dizer então numa carta? O que posso fazer para aumentar a possibilidade de receber a minha confirmação? Algumas pessoas passaram pela a experiência de ter mandado na mesma época para uma determinada emissora um relatório de recepção. Quase todos recebem a resposta e somente um não. Ou então acontece o contrário. Pelo exposto podemos concluir que não há uma fórmula mágica para se conseguir as confirmações.

Procure comentar mais sobre a qualidade da recepção. Dê alguma ênfase no fato da emissora não estar próxima de sua localidade. Caso você tenha algum comentário real sobre a confirmação, faça-o Mas não agrade a emissora só para conseguir a sua verificação. Algumas pessoas mandam o seu relatório direto ao radialista que fez o programa sintonizado. Pode ser que ele tenha um interesse especial em responder a sua carta. É praticamente certo que ele comentará no ar que a emissora “está chegando longe”.

Mande alguma lembrança para a emissora. Pode ser um cartão postal de sua cidade. O maior problema desses cartões é o seu valor elevado em algumas localidades. Se você só manda 5 cartões postais por mês, poderá não haverá problema. Agora se você mandar 20 ou mais , aí já poderemos pensar em outras soluções.

Você pode mandar cartões telefônicos, esses usados em telefones públicos. Esses cartões servem como um agrado e podem substituir os cartões postais. Muitos deles tem bonitas paisagens e podem ser uma ótima recordação de sua localidade. E a maior vantagem é o fato de serem gratuitos.

Procure conseguir na prefeitura de sua cidade prospectos turísticos. Eles são interessantes e podem agradar também. Você também pode enviar adesivos da emissora de sua localidade. A maioria das pessoas gosta deles.

Um outro fato que deve ser levado em conta quando mandamos relatórios devemos ser muito objetivos. Imagine que a pessoa que abrir a sua carta esteja muito ocupada e impaciente. Caso você tenha mandado um relatório em uma carta escrita em 3 folhas de papel a mão, haverá então uma possibilidade grande de sua carta nem ser lida até o fim. Por esse motivo, caso você tenha possibilidade, adquira uma máquina de escrever e faça os seus relatórios com com a maior clareza possível. Também não exagere. Procure descrever com detalhes a programação da emissora. Não basta apenas o nome do programa. Procure anotar o nome dos anunciantes, o tipo da música tocada naquele horário, o nome do locutor, etc. Esses detalhes de escuta devem ser os mais completos possíveis.

E se depois de tudo isso você não conseguir a verificação? Se você for um dexista organizado, você terá cópias de seus relatórios de recepção. Caso você use um microcomputador, você poderá ter os seus relatórios guardados em disquete ou CD-ROM em formato digital. Nesse caso basta apenas reimprimi-los. Juntamente com essa nova cópia do relatório anexe uma carta extra, dizendo que a tempos atrás você enviado para a emissora e não teve resposta.

Caso você ache conveniente inclua juntamente com essa nova carta um envelope selado e auto endereçado para a emissora lhe responder. Isso pode sensibilizá-los e mostrar que você realmente está aguardando uma resposta.

Bem, este era o nosso tema de hoje, esperemos que você dedique um pouco do seu tempo a caça de cartões QSL não só do Brasil, mas de países até de outros continentes, pois esta prática, além de exercitar e desenvolver a sua prática de sintonia de emissoras cada vez mais distantes e até de outros idiomas, é extremamente cultural.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre cartões QSL, acesse a página dedicada à Radioescuta:

Página de Sarmento Campos dedicada a Rádio Difusão Internacional e a Radioescuta



About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Rádio Difusão Internacional. Bookmark the permalink.